Los números musicales de show como rasgos de identidad de lo español durante el franquismo

Autores

  • Virginia Sánchez Rodríguez

Palavras-chave:

Nacionalismo, século XX, cinema, música do filme.

Resumo

Neste artigo propomos o estudo da música a partir de uma seleção de filmes desenvolvidos durante a ditadura de Franco (1939-1975) em que é possível de recriar e promover uma imagem nacional da Espanha através da música do cinema. A identidade nacional não é exclusivamente uma questão do passado: as sociedades do século XX tiveram interesse em construir e difundir um sentimento de seus próprios povos, particularmente por regimes autoritários. A este respeito, deve notar-se a defesa de uma identidade espanhola sob o regime autoritário de Franco, uma ditadura cujos valores são refletidos através das artes, como o cinema. Neste sentido, podemos considerar que o cinema pode refletir a configuração das sociedades e a música de um filme pode ser entendido como um elemento que recria a essência de uma sociedade, especialmente através dos números musicais.

 

Resumen

En el presente artículo proponemos el estudio de la música de una selección de películas desarrolladas durante el franquismo (1939-1975) en las que se apuesta por la recreación de la imagen nacional de España. Y es que la identidad nacional no es exclusivamente un asunto del pasado: las sociedades del siglo XX han perseguido construir y difundir una idea propia de sus pueblos, especialmente por parte de los regímenes autoritarios. En ese sentido cabe señalar la defensa de una identidad española durante el régimen franquista, una dictadura que difundió unos valores específicos reflejados a través de las disciplinas artísticas, como los medios audiovisuales. A este respecto, podemos considerar que el cine puede reflejar la configuración de las sociedades y, por su parte, la música de cine puede ser comprendida como un elemento que recrea la esencia de una sociedad, especialmente a través de los números musicales de show.

 

Palabras clave

nacionalismo; siglo XX; cine; música de cine.


Abstract

In this paper we propose the study of music from a selection of films developed during the Franco dictatorship (1939-1975) in which it is possible to re-create and promote a national image of Spain through musical art. National identity is not exclusively a matter of the past: beyond the origins of nationalist movement of the 19th Century, the societies of the 20th Century had an interest in building and spread a sense of their own people, particularly by authoritarian regimes. In this regard, it should be noted the defense of a Spanish identity under the authoritarian Franco regime, a dictatorship whose specific values are reflected through arts, as audio-visual media. In this sense, we can consider that cinema may reflect the configuration of societies and film music can be understood as an element that recreates the essence of a society, especially through film musical numbers.

 

Keywords

Nationalism; 20th century; cinema; film music.

 

Biografia do Autor

Virginia Sánchez Rodríguez

Doutora em Musicologia, mestre em Música espanhola e licenciada em História da Arte pela Universidad de Salamanca (Espanha); bacharel em Música com habilitação em Piano pelo Conservatório de Música de Valladolid (Espanha). Conferencista em Espanha, Portugal e Áustria. Autora de artigos e capítulos de livros sobre o estudio da música inserida em contextos audiovisuais e estética da música. Premiada com o Research Award 2013 da SGAE (Sociedad General de Autores Españoles) pela melhor tese de doutorado.

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Publicado

2014-05-24

Edição

Seção

Artigos