A pesquisa em arte e seu ensino: desafios na formação do educador musical
Palavras-chave:
Arte, pesquisa, educação musical.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca das discussões desenvolvidas em torno de um tema ainda pouco tratado nos círculos acadêmicos do país: a relação muitas vezes conflituosa e ambígua entre arte e pesquisa. Para tanto, serão tomados como referência três autores que se dedicaram à questão: Frayling (1993), Viadel (2011) e Zamboni (1998). A partir da problematização do assunto, procuro estabelecer um diálogo com a minha prática enquanto professora da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e coordenadora de TCC em um curso de formação de professores de música. Os apontamentos aqui desenvolvidos representam algumas de minhas inquietações nesse terreno.
Abstract
This article aims to present a literature review of the discussions developed around a topic not yet discussed in academic circles in the country: the relationship often conflicting and ambiguous between art and research. So it must be taken as reference three authors who have dedicated themselves the question: Frayling (1993), Viadel (2011) and Zamboni (1998). As from the problematization of the subject, still try to establish a dialogue with my practice as a professor of Scientific Research Methodology in a formation course for music teachers. The notepapers developed here represent some of my concerns experienced in this field.
Keywords
Art; research; music education.