Produção, registro e recepção de uma obra aberta

Autores

  • Humberto Junqueira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Fundação de Educação Artística - FEA

Palavras-chave:

Obra aberta, Garoto, violão solo, registro, recepção, interpretação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo examinar a produção do compositor Aníbal Augusto Sardinha (Garoto) para violão solo, em perspectiva com a noção de “Obra aberta” proposta por Umberto Eco (2007). Avaliaremos também os desdobramentos dessa obra através do tempo, verificando as formas de registro, conservação e recepção. Para tanto, a investigação a respeito das gravações originais, manuscritos e formas de manutenção dessa obra por parte de colecionadores, acervos e pesquisadores será fundamental. Discutiremos a relevância da interpretação como recriação de um registro original (seja ele escrito ou não). De resto, o próprio tema da transcrição será examinado neste texto, pelo fato da obra em questão provir não só de manuscritos, mas, principalmente, de gravações.

 

Abstract

The main goal of this article is to examine the production of composer Anibal Augusto Sardinha (Garoto) for solo guitar in perspective with the notion of Open Work proposed by Umberto Eco (2007). Also evaluate the consequences of this work through time by analyzing the different ways of recording, as well as the different ways of conservation and reception.  In order to get there, it will be fundamental to make a deep research over the original recordings and manuscripts, observing at the same time the upkeep and maintenance of Sardinha’s work by collectors, researchers and collections.   Also, we will discuss the relevancy of the interpretation as a way to recreate an original record (whether it is written or not).  Finally, the transcription matter, itself, will be analyzed in this text, due to the fact that the studied work comes not only from manuscripts, but mainly from recordings.

 

Keywords

Open Work; Garoto; solo guitar; record; reception; interpretation.

 

Biografia do Autor

Humberto Junqueira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Fundação de Educação Artística - FEA

Bacharel em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de violão na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Fundação de Educação Artística (FEA). Vencedor do 10º prêmio BDMG Instrumental (2010) e lançou seu primeiro CD autoral em 2012.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Edição

Seção

Artigos