Orfeu o mito, e a ópera

Autores

  • Robson Bessa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Mito de Orfeu, teoria dos afetos, ópera barroca, lieto fine.

Resumo

Esse artigo pretende refletir sobre a importância do mito de Orfeu para o nascimento e subsequente desenvolvimento da ópera no período Barroco, mostrando como os poetas e compositores modificaram partes desse mito, sobretudo seu final, para adequá-lo ao mundo cristão de fins do século XVI e início do XVII, associando Orfeu a Jesus Cristo. O ponto de partida do artigo é a importância que os criadores da ópera deram ao mito para exemplificar uma monodia perfeita. Em seguida o artigo oferece uma análise do percurso desse mito no desenvolvimento da ópera barroca e sua importância ainda em fins do século XVIII e conclui, mostrando como vários interesses forjaram mudanças no final trágico do mito de acordo com as ideologias políticas e artísticas vigentes.

 

Abstract

The article discusses the relation between the Orfeo’s Myth and the birth and developing of baroque opera. The starting point of the paper is the cultural context of Italy in the XVI and XVII centuries, and the role of the myth of Orfeo as an example of perfect monody. From this theoretical outline it follows an analysis of the relation between that myth and catholic culture relating that with the life of Christ. The article concludes by pointing out the importance of Orfeo’s Myth to develop baroque opera and how politic ideas and artistic concepts changed the tragic end of the Myth.

 

Keywords: Orfeo; doctrine of affections; baroque Opera; lieto fine.


Biografia do Autor

Robson Bessa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (ESMU-UFMG); doutorando na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG), palestrante e conferencista sobre música e literatura italiana dos séculos XVII ao XVIII.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Edição

Seção

Artigos