A interpretação fixada

Autores

  • Felipe Amorim Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Eletroacústica, interpretação.

Resumo

O artigo descreve as transformações sofridas pelo modelo compositor/partitura/intérprete ao longo do século XX em função do surgimento do processo de gravação de áudio, tornando a música um objeto descorporificado, e da música eletroacústica, que cria um novo modelo, compositor/fita, no qual as decisões interpretativas são transferidas para o compositor.

 

Abstract

The article describes the process of transformation undergone by the model composer/score/performer throughout the twentieth century due to the emergence of the process of audio recording, making the music an object without body, and electroacoustic music that creates a new model, composer / tape, in which the interpretation decisions are transferred to the composer.

 

Keywords

Electroacoustic; interpretation.

Biografia do Autor

Felipe Amorim, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Flautista e compositor, professor na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), membro do grupo de música contemporânea Oficina Música Viva e da Flutuar Orquestra de Flautas. Desenvolve trabalho de pesquisa na busca da interação entre a flauta e os meios eletroacústicos, com especial interesse na pesquisa da performance em tempo real. Apresentou-se em concertos como solista nos palcos do Brasil, Argentina e Europa.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Edição

Seção

Artigos