Cursos de graduação da Escola de Música da UEMG: propostas e mudanças curriculares

Autores

  • Marcelo Almeida Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Gislene Marino Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Projeto pedagógico, licenciatura e bacharelado em música.

Resumo

Este artigo pretende registrar o processo de reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s) dos três cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG), ocorrido durante o ano de 2012. Apresenta um breve histórico sobre os cursos, os objetivos e motivação para a mudança curricular; descreve a metodologia utilizada e expõe as conclusões e perspectivas a partir da implantação dos novos PPP’s.

 

Abstract

This article intends to show the reconstruction of the pedagogic project of the three undergraduate courses of the Music School of the State University of Minas Gerais done in 2012. It presents a breef history of the courses, its goals and motivation that drove the curriculum changes. It reports the methodology used in this process and the conclusions and perspectives from the implementation of the new projects.

 

Keywords

pedagogic projects; teaching and performing music.


Biografia do Autor

Marcelo Almeida Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em piano pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista em piano e música de câmara pela Academia Estadual de Música (Sófia, Bulgária) e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutorando do Curso de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha da Educação Musical. Atua profissionalmente como pianista acompanhador e camerista.

Gislene Marino, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG; Especialista em Educação Musical, Licenciada em Música e Bacharel em Música/Piano pela Escola de Música da UFMG. Leciona nos Cursos de Licenciatura em Música e de Especialização da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. É co-autora dos livros didáticos de iniciação ao piano: Piano 1 e Piano 2: arranjos e atividades.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Edição

Seção

Artigos