De Liszt a Wagner: mais um ensaio apologético
Palavras-chave:
Romantismo, Liszt, Wagner, linguagem musical.Resumo
Neste ensaio procura-se fazer uma reflexão sobre o movimento romântico e aspectos de sua expressão musical. Para isso, tomam-se por base dois nomes emblemáticos do período, a saber: Franz Liszt e Richard Wagner. Assim, ao invés de comentar em profundidade obras específicas desses compositores, procura-se abordar alguns pontos particulares de sua linguagem e de algumas de suas obras. Fazendo isso, busca-se situá-los como ícones desse movimento que norteou a mentalidade ocidental no século XIX, bem como a importância de ambos para a linguagem musical que sucedeu esse mesmo movimento.
Abstract
In this essay one intends to reflect about the Romantic movement and aspects of its musical expression. In order to do that, one takes as basis two emblematic names of the period, namely: Franz Liszt and Richard Wagner. In this way, instead of deeply commenting on specific works by these composers one tries, here, to approach some particular points of their language and of some of their works. As one does that, one tries to place them as icons of this movement that guided the western mentality in the XIX century as well as the importance of both composers for the musical language which followed this same movement.
Keywords
Romanticism, Liszt, Wagner, Musical language.