De Liszt a Wagner: mais um ensaio apologético

Autores

  • Moacyr Laterza Filho Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Romantismo, Liszt, Wagner, linguagem musical.

Resumo

Neste ensaio procura-se fazer uma reflexão sobre o movimento romântico e aspectos de sua expressão musical. Para isso, tomam-se por base dois nomes emblemáticos do período, a saber: Franz Liszt e Richard Wagner. Assim, ao invés de comentar em profundidade obras específicas desses compositores, procura-se abordar alguns pontos particulares de sua linguagem e de algumas de suas obras. Fazendo isso, busca-se situá-los como ícones desse movimento que norteou a mentalidade ocidental no século XIX, bem como a importância de ambos para a linguagem musical que sucedeu esse mesmo movimento.

 

Abstract

In this essay one intends to reflect about the Romantic movement and aspects of its musical expression. In order to do that, one takes as basis two emblematic names of the period, namely: Franz Liszt and Richard Wagner. In this way, instead of deeply commenting on specific works by these composers one tries, here, to approach some particular points of their language and of some of their works. As one does that, one tries to place them as icons of this movement that guided the western mentality in the XIX century as well as the importance of both composers for the musical language which followed this same movement.

 

Keywords

Romanticism, Liszt, Wagner, Musical language.


Biografia do Autor

Moacyr Laterza Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa e mestre em Teoria da Literatura. Pianista e cravista, professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação de Educação Artística.

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Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos