Motivação para o aprendizado da música: uma revisão da literatura publicada

Autores

  • Marcelo de Magalhães Cunha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Música, motivação, aprendizado.

Resumo

A “motivação” se refere ao ajuste afetivo para a regulação mental ao aprendizado da música e é um dos grandes desafios que enfrentam os estudantes da área de música. Isso se dá, visto que necessitam de esforços diários de concentração para as atividades não apenas físico-motoras do instrumento ou do canto, mas para o entendimento da linguagem, escrita e desenvolvimento da memória. As publicações sobre psicologia da música abordam indiretamente a motivação, a analisam mais a partir da relação com o objeto musical e quando falam das inter-relações se detêm mais nas pessoas da escola. Este artigo apresenta uma revisão crítica do que foi publicado sobre “motivação” e sugere uma mudança do foco para futuras investigações nesse setor, como deslocar do objeto musical e da performance, se deter nas inter-relações e incluir a família como campo de pesquisa.

 

Abstract

The “motivation” refers to the affective adjustment to mental regulate the learning music and is a major challenge for students in the area of music. This happens because need daily concentration of efforts for the activities not only physical and motor of the instrument or song, but for the understanding of language, writing and memory development. The publications in psychology of music deal indirectly the “motivation”, analyze more the musical object and when they speak of the interrelationships focus more on the people’s school. The main objective of this paper is make a critical review of what has been published about the motivation and proposes futures researches in this sector. Aim is also intends to change and expand the focus of the investigation with the proposed move of the musical object and the performance, stopping the interrelationships and include family as a research field.

 

Keywords

Music; motivation; learning.


Biografia do Autor

Marcelo de Magalhães Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorando em psicologia da educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduado em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor e pesquisador da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos