Émile Jaques-Dalcroze: fundamentos da rítmica e suas contribuições para a educação musical

Autores

  • Juliana Miranda Martins Del Picchia
  • Raimundo Andrade da Rocha
  • Denise Perdigão Pereira Universidade do Porto Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Émile Jaques-Dalcroze, Rítmica, educação musical.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica da obra do educador musical Émile Jaques-Dalcroze, tendo como foco de discussão a noção de Rítmica por ele desenvolvida. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica de Dalcroze, utilizou-se como estratégia a descrição e análise de um conjunto de exercícios elaborados pelo autor. Aspectos como a marcha, a Plástica Animada e o “Hop” foram tomados como unidades de análise do método de educação musical em questão.

 

Abstract

This article aims to present a bibliographical review for the work of the Music Pedagogue Émile Jaques-Dalcroze. The focus of the discussion is the notion of Rhythmic developed by the author. For a better comprehension of this pedagogical approach, the strategy used was the description and analysis of a series of exercises elaborated by Dalcroze. Aspects like march, the Plastic Expression and the Hop were considered units of analysis of the musical educational method presented.

 

Keywords

Émile Jaques-Dalcroze; Rhythmic, Musical Education


Biografia do Autor

Juliana Miranda Martins Del Picchia

Licenciada em Música com habilitação em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais. Atriz, formada pela Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes. Professora de Teatro no Galpão Cine Horto - Centro Cultural do Grupo Galpão.

Raimundo Andrade da Rocha

Graduado em Educação Musical Escolar. Atua como educador musical e músico.

Denise Perdigão Pereira, Universidade do Porto Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em Educação Artística pela Universidade do Porto. Professora de Metodologia da Pesquisa Científica e coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos