Émile Jaques-Dalcroze: fundamentos da rítmica e suas contribuições para a educação musical
Palavras-chave:
Émile Jaques-Dalcroze, Rítmica, educação musical.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica da obra do educador musical Émile Jaques-Dalcroze, tendo como foco de discussão a noção de Rítmica por ele desenvolvida. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica de Dalcroze, utilizou-se como estratégia a descrição e análise de um conjunto de exercícios elaborados pelo autor. Aspectos como a marcha, a Plástica Animada e o “Hop” foram tomados como unidades de análise do método de educação musical em questão.
Abstract
This article aims to present a bibliographical review for the work of the Music Pedagogue Émile Jaques-Dalcroze. The focus of the discussion is the notion of Rhythmic developed by the author. For a better comprehension of this pedagogical approach, the strategy used was the description and analysis of a series of exercises elaborated by Dalcroze. Aspects like march, the Plastic Expression and the Hop were considered units of analysis of the musical educational method presented.
Keywords
Émile Jaques-Dalcroze; Rhythmic, Musical Education