The role of delaying in Schubert’s quartettsatz in C minor, d. 703
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Teoria da Forma Sonata, análise musical, análise schenkeriana, Schubert, música do século XIX.Resumo
Baseado na Teoria da Forma Sonata de James Hepokoski e Warren Darcy, esse estudo explora o papel do conceito de atraso na peça Quartettsatz em dó menor, D. 703. Uma análise formal detalhada da peça identifica três estratégias de atraso: o uso de cadências evasivas, a ausência inicial da Atividade-TR (Atividade de Transição) e um retorno atrasado do Módulo-P (Módulo do Tema Primário). Utilizadas como uma ferramenta de expressividade, as cadências evasivas apresentam uma técnica de atraso em um nível mais localizado. Ao adiar resoluções cadenciais esperadas, Schubert estabelece uma conecção retórica mais próxima entre os modos maior e menor. O atraso da Atividade-TR influencia o caráter expressivo do primeiro Tema-S (Tema Secundário) e transforma a estrutura de S em um bloco trimodular. O retorno atrasado ao Módulo-P define o tipo de sonata e confirma as consequências fatalistas da escolha da tonalidade menor.
Abstract
Based on James Hepokoski and Warren Darcy’s Sonata Theory, this study explores the role of delaying in Schubert’s Quartettsatz in C minor, D. 703. A detailed formal analysis of the piece identifies three delaying strategies: the use of evaded cadences, the initial absence of TR-activity and the late return of P-module. Utilized as an expressive tool, the evaded cadences present the delaying technique at a lower, more localized level. By postponing expected cadential resolutions, Schubert establishes a closer rhetorical connection between the major and the minor modes. The delay of TR-activity influences the expressive character of the first S-theme and transforms the structure of S to the trimodular block. The late return of P-module defines the sonata type and confirms the fatalistic consequences of the minor key choice.
Keywords
Sonata theory; music analysis; Schenkerian Analysis; Schubert; 19-Century Music.