Análise como ferramenta da regência: concepção, preparação e aplicação

Autores

  • José Maurício Valle Brandão Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Teoria da Música, análise, execução musical, regência.

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da análise como recurso de trabalho na área de Execução Musical, particularmente na Regência. A abordagem procura evidenciar o entendimento da análise para a área, o processo formativo corrente e a sua aplicação como recurso de estudo/trabalho.

 

Abstract: This article presents a survey about musical analysis as a work tool in performance, especially in conducting. The approach aims to point out the area’s understanding of analysis, its current learning process, and its application as study/work resource.

 

Keywords: Music theory; musical analysis; musical performance; conducting.

Biografia do Autor

José Maurício Valle Brandão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em Instrumento, mestre e doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Música pela Louisiana State University, Estados Unidos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando em: execução musical, regência orquestral e coral, educação musical, ópera e musicologia. Professor Adjunto na UFBA desde 2010. Atualmente é chefe do Departamento de Música e coordenador artístico da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos