Inovação sonora em noites do deserto de Almeida Prado e sua interpretação ao piano

Autores

  • Junia Canton Rocha Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Poesilúdio 13 de Almeida Prado, inovação sonora, interpretação.

Resumo

Resumo: Este artigo faz parte de uma pesquisa maior que abrange a obra dos 16 Poesilúdios de Almeida Prado e pretende mostrar como este compositor cria um efeito sonoro inovador no Poesilúdio 13, Noites do deserto. Através da análise do levantamento de aspectos técnico-musicais e referências extra musicais, demostra-se como o intérprete pode proceder para alcançar e intensificar este efeito.

 

Abstract: This article is part of a search covering the work of the 16 Poesilúdios by Almeida Prado. Its objective is shows how this composer creates a innovative sound effect in Poesilúdio 13, Noites do Deserto. Will be shown, by the analysis of the technical-musical aspects and extra musical references, how a interpreter can proceed to create this effects and intensify them.

 

Keywords: Poesilúdio 13 by Almeida Prado; sound innovation; performance.

Biografia do Autor

Junia Canton Rocha, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Bacharel em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e mestre em Performance Musical (UFMG). Atua como solista e camerista no Brasil e exterior e como professora de piano na UEMG. É detentora de mais de 200 prêmios em concursos nacionais e sul-americanos de piano.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos