O nacionalismo brasileiro e o Estudo seresteiro, de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Palavras-chave:
Carlos Alberto Pinto Fonseca, nacionalismo, violão, edição.Resumo
Resumo: O presente trabalho propõe desenvolver uma discussão em duas frentes. Em um primeiro momento, procura-se delinear características de um nacionalismo musical, mais especificamente no que Vasco Mariz identifica como uma linha nacionalista de compositores iniciada em Villa-Lobos (1887-1959) e na qual podemos encontrar, nos dias de hoje, representantes como Sérgio Assad (1952). Em seguida, o foco se torna a edição crítica do Estudo seresteiro, de Carlos Alberto Pinto Fonseca, compositor este que se insere no contexto histórico-musical previamente delineado.
Abstract: This article tackles two related topics simultaneously. First, the characteristics of an Brazilian musical nationalism are identified, more specifically the nationalism whose roots Vasco Mariz traces back to Villa-Lobos (1887-1959) and to which we can include composers such as Sérgio Assad (1952). Second, a proposal for a critical edition of Carlos Alberto Pinto Fonseca’s Estudo seresteiro is presented. This composer is identified, then, as representative of the previously described musical nationalism.
Keywords: Carlos Alberto Pinto Fonseca; nationalism; guitar; critical edition.