O nacionalismo brasileiro e o Estudo seresteiro, de Carlos Alberto Pinto Fonseca

Autores

  • Henrique Rievers Humboldt Universität zu Berlin

Palavras-chave:

Carlos Alberto Pinto Fonseca, nacionalismo, violão, edição.

Resumo

Resumo: O presente trabalho propõe desenvolver uma discussão em duas frentes. Em um primeiro momento, procura-se delinear características de um nacionalismo musical, mais especificamente no que Vasco Mariz identifica como uma linha nacionalista de compositores iniciada em Villa-Lobos (1887-1959) e na qual podemos encontrar, nos dias de hoje, representantes como Sérgio Assad (1952). Em seguida, o foco se torna a edição crítica do Estudo seresteiro, de Carlos Alberto Pinto Fonseca, compositor este que se insere no contexto histórico-musical previamente delineado.

 

Abstract: This article tackles two related topics simultaneously. First, the characteristics of an Brazilian musical nationalism are identified, more specifically the nationalism whose roots Vasco Mariz traces back to Villa-Lobos (1887-1959) and to which we can include composers such as Sérgio Assad (1952). Second, a proposal for a critical edition of Carlos Alberto Pinto Fonseca’s Estudo seresteiro is presented. This composer is identified, then, as representative of the previously described musical nationalism.

 

Keywords: Carlos Alberto Pinto Fonseca; nationalism; guitar; critical edition.

Biografia do Autor

Henrique Rievers, Humboldt Universität zu Berlin

Licenciado em Música (Violão) pela Esmu/Uemg. Cursou, na mesma instituição, a pós-graduação em Música Brasileira: Práticas Interpretativas. Em 2010 completou o MA Crossways in European Humanities, durante o qual estudou na Universidade Nova de Lisboa, University of Sheffield e Eberhard Karls Universität Tübingen. Atualmente é doutorando em Musicologia na Humboldt Universität zu Berlin, sob orientação do Prof. Dr. Dr.h.c. Hermann Danuser.

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Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos