Heitor Villa-Lobos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e o americanismo de Francisco Curt Lange

Autores

  • Loque Arcanjo Júnior UNIBH; Centro Universitário UNA; Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Mário de Andrade, Curt Lange, nacionalismo, americanismo.

Resumo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem de Heitor Villa-Lobos a partir do olhar de dois projetos musicológicos: o Nacionalismo de Mário de Andrade e Americanismo de Francisco Curt Lange. Entre as décadas de 1930 e 1940 estes produziram diferentes representações sobre a identidade musical do compositor brasileiro. O objetivo deste artigo é demonstrar que além de seus contatos com a Europa, em especial com a França, os diálogos do Nacionalismo Musical brasileiro com o Americanismo Musical foram um elemento significativo para construção da identidade musical do compositor brasileiro.

 

Abstract

This article aims to analyze the construction of the image of Heitor Villa-Lobos from the look of two musicological projects: Nationalism Mário de Andrade and Francisco Curt Lange Americanism. Between the 1930 and 1940 they produced different representations of the musical identity of Brazilian composer. The aim of this paper is to demonstrate that in addition to its contacts with Europe, particularly with France, the dialogues of the Brazilian musical nationalism to the American Musical was a significant element for the construction of musical identity of the Brazilian composer.

 

Keywords: Villa-Lobos; Mário de Andrade; Curt Lange; nationalism; americanism.

Biografia do Autor

Loque Arcanjo Júnior, UNIBH; Centro Universitário UNA; Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), pós-graduado (lato-sensu) em História da Cultura e da Arte e mestre em História pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado no Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa História Social da Cultura. É professor nos cursos de História na UNIBH e no Centro Universitário UNA.

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Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos