Heitor Villa-Lobos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e o americanismo de Francisco Curt Lange
Palavras-chave:
Villa-Lobos, Mário de Andrade, Curt Lange, nacionalismo, americanismo.Resumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem de Heitor Villa-Lobos a partir do olhar de dois projetos musicológicos: o Nacionalismo de Mário de Andrade e Americanismo de Francisco Curt Lange. Entre as décadas de 1930 e 1940 estes produziram diferentes representações sobre a identidade musical do compositor brasileiro. O objetivo deste artigo é demonstrar que além de seus contatos com a Europa, em especial com a França, os diálogos do Nacionalismo Musical brasileiro com o Americanismo Musical foram um elemento significativo para construção da identidade musical do compositor brasileiro.
Abstract
This article aims to analyze the construction of the image of Heitor Villa-Lobos from the look of two musicological projects: Nationalism Mário de Andrade and Francisco Curt Lange Americanism. Between the 1930 and 1940 they produced different representations of the musical identity of Brazilian composer. The aim of this paper is to demonstrate that in addition to its contacts with Europe, particularly with France, the dialogues of the Brazilian musical nationalism to the American Musical was a significant element for the construction of musical identity of the Brazilian composer.
Keywords: Villa-Lobos; Mário de Andrade; Curt Lange; nationalism; americanism.