Estudos transcendentais de Francisco Mignone: nacionalismo ou internacionalismo?
Palavras-chave:
Francisco Mignone, Mário de Andrade, Estudos transcendentais, música brasileira, música nacionalista.Resumo
Resumo
Neste artigo pretendemos verificar alguns aspectos composicionais dos Estudos transcendentais, de Francisco Mignone, e suas possíveis relações com o Nacionalismo Musical da época. Nessa obra, composta em 1931, Mignone parece recorrer ao emprego de títulos poéticos brasileiros para camuflar uma linguagem musical internacional. Estaria ele fugindo da patrulha nacionalista de Mário de Andrade? Partindo de uma visão crítica dos Estudos transcendentais, nos perguntamos até que ponto pode-se relacionar o material musical à imagem “brasileira” sugerida pelos títulos.
Abstract
In this paper we intend to verify some compositional aspects of Transcendental etudes, by Francisco Mignone, and their possible relationships with the musical nationalism of the time. In this work, composed in 1931, Mignone seems to appeal to the use of Brazilian poetic titles to camouflage an international musical language. Was he running away from Mario de Andrade’s nationalist supervision? Starting from a critical view of Transcendental etudes, we wonder to what extent one can relate the musical material to the “brazilian” image suggested by the titles.
Keywords: Francisco Mignone; Mário de Andrade; transcendental etudes; brazilian music; nationalistic music.