A análise do vibrato no violão: problemas e possíveis abordagens

Autores

  • Matheus Almeida Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Palavras-chave:

Vibrato, violão, musicologia empírica.

Resumo

Resumo

Os estudos em expressividade desenvolvidos por meio de processos computacionais muitas vezes não consideram características importantes do instrumento. Tal fato foi constatado neste trabalho, no qual identificamos grandes diferenças entre técnicas de vibrato no violão. Pouco se falou até hoje dessas variadas técnicas, levando em conta suas especificidades e o que fazem pelo instrumento. O objetivo deste artigo é, então, trazer para a discussão essas possibilidades técnicas do violão, utilizando a metodologia de análise desenvolvida em 2004 por Dirk Moelants, para que se possa saber mais sobre a eficácia de cada técnica de vibrato no violão.

 

Abstract

The recent research on expressivity through technological processes doesn’t give much importance to many technical characteristics of playing an instrument. In this essay we could notice the great difference between the vibrato techniques in guitar playing, which were left aside in previous studies on the subject. Little has been said about these techniques, taking into consideration the instrument’s specificities and how they enhance its possibilities. The main objective of this article is, thus, to dicuss the technical possibilities of the guitar, using the methodology of analysis developed in 2004 by Dirk Moelants, for us to get to know more about the effectiveness of each vibrato technique in this particular context.

 

Keywords: Vibrato; guitar; empirical musicology.

Biografia do Autor

Matheus Almeida Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Violonista e professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestrando em educação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), na linha de pesquisa “Educação escolar: políticas e práticas curriculares, cotidiano e cultura”.

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Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos