As canções folclóricas brasileiras mais conhecidas em Minas Gerais: características e possibilidades de sua utilização na educação musical e seu uso no ensino dos instrumentos de cordas
Palavras-chave:
Folclore brasileiro, Método Suzuki, ensino dos instrumentos de cordas, educação musical.Resumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados relativos ao folclore brasileiro obtidos na pesquisa intitulada O Método Suzuki e a música tradicional mineira no ensino do violino. Uma classificação das canções mais conhecidas, de acordo com um teste de reconhecimento das canções folclóricas brasileiras aplicado junto às turmas de musicalização infantil da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e as principais características rítmicas e melódicas das canções utilizadas no processo mencionado serão apresentadas. A listagem dessas informações visa auxiliar professores do ensino infantil na escolha de um repertório folclórico apropriado para a abordagem e o desenvolvimento de habilidades musicais específicas. Um breve resumo das atividades desenvolvidas e dos aspectos mais relevantes dessa pesquisa será apresentado.
Abstract
This article has the objective to present the results, related to the Brazilian folklore, obtained in the research entitled O Método Suzuki e a música tradicional mineira no ensino do violino. A rank of the most known songs, according to a recognition test using Brazilian folk songs applied to the music education classes of the School of Music of UEMG, and the main rhythmic and melodic features of the songs used in this process will be presented. The listing of this information aims to assist early music educators in the choice of a folkloric repertory suitable for the approach and development of specific musical abilities. A short summary of the activities developed and the most relevant aspects of this research will be presented.
Keywords: Brazilian folklore; Suzuki Method; teaching string instruments; music education.