O estudo epistolar na música brasileira

Autores

  • Alice Belém Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade de São Paulo (USP)
  • Eduardo Monteiro Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Música brasileira, correspondência, acervos musicais.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da produção bibliográfica existente sobre a correspondência de músicos brasileiros. Enquanto na Europa já existem pesquisas sobre o assunto desde o século XIX, no Basil, apenas recentemente, as cartas passaram a ser objeto de estudos sistemático na música. Acreditamos que investigações dessa natureza podem ampliar as possibilidades de pesquisa musical no Brasil, nos campos de musicologia, análise e performance.

 

Abstract: This paper shows the bibliography about Brazilian musician’s correspondence. While in Europe since the 19th century these studies has been found, in Brazil, only in the last years appeared researches with the letters. This kind of investigation can enlarge the musical researches in Brazil in musicology, analysis and performance.

 

Keywords: Brazilian music; correspondence; musical archives.

Biografia do Autor

Alice Belém, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade de São Paulo (USP)

Pianista e professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), doutoranda em Música na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Seus estudos priorizam temas relacionados à performance e à história da música brasileira. Suas pesquisas de mestrado e doutorado dedicam-se ao estudo da obra de Cláudio Santoro, tendo como fonte principal sua correspondência.

Eduardo Monteiro, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Piano e Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutor em Musicologia pela Universidade de Paris IV (Sorbonne,1998). Estudou também na Fondazione Internazionale per il Pianoforte no Lago de Como, Itália (1996-97) e obteve o Artist Diploma do New England Conservatory de Boston na classe de Wha-Kyung Byun (2002). É professor doutor da Universidade de São Paulo, onde realiza trabalho de formação com jovens instrumentista e desenvolve e orienta pesquisa na área de interpretação pianística. Atua regularmente como concertista, tendo sido solista de importantes orquestras no Brasil e no mundo.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos