Congado: uma existência corporal

Autores

  • Sônia Cristina de Assis Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Cultura, congado, corporalidade e conhecimento.

Resumo

Resumo

As influências da cultura africana são características decisivas nas manifestações da cultura popular brasileira. Uma das linguagens utilizadas pela cultura negra é o congado, que se expressa no olhar, riso, canto, dança e em toda a presença do corpo, abrindo para a compreensão do Outro de forma direta. Nesse estudo, abordaremos essa linguagem corporal do congado, sua existência através da oralidade da experiência do olhar associada ao fazer (trazer para o próprio corpo). Indicaremos que, através da corporeidade, o ser humano faz do mundo a extensão de sua experiência. Existir é mover-se em um determinado espaço e tempo, transformando o meio graças à soma de gestos eficazes. Na ritualização de sua cultura, através do canto e da dança, o ser humano concebe e representa experiências, projeta valores, sentidos e significados.

 

Abstract: The influences of African culture are decisive characteristics in the manifestations of Brazilian popular culture. Congado is one of the languages used by black culture which expresses itself through the act of smile, sing and dance in the presence of the whole body, helping people to open to the others directly. In this study, we discuss the body language of Congado and its existence through the experience of looking associated to the act of doing (bring to the own body). It is postulated that through the corporality human being makes the world the extent of their experience. To exist is to move within a certain space and time, transforming the environment thanks to the sum of effective gestures. In the ritualization of their culture through song and dance, the human being conceives and represents experiences, projects values, meanings and senses.

 

Keywords: Culture; congado; corporality, knowledge.

Biografia do Autor

Sônia Cristina de Assis, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG). Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG). Especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em música pela UEMG.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos