Por uma escuta que possa “Corporar”

Autores

  • Eliane Maria de Abreu Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Denise Araújo Pedron Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Palavras-chave:

Performance, escuta musical, corporeidade, fenomenologia.

Resumo

Resumo

Este artigo se propõe a pensar a corporeidade e a escuta na performance do sujeito músico a partir da perspectiva da psicologia fenomenológica na tentativa de compreender como esse profissional se apropria de suas experiências musicais e atribui sentido a elas. A escuta é considerada aqui como interação, veículo de contato com o outro, desenvolvida a partir da percepção da corporeidade do músico. De acordo com essa perspectiva, a experiência da performance musical está calcada nas relações e percepções do self e não exclusivamente em requisitos técnicos.

 

Abstract: This article proposes to think of corporeity and musical listening on the performance of the musician, from a phenomenological perspective, trying to understand how this professional appropriates their musical experiences and gives meaning to them. Listening is considered here as interaction, as a vehicle of contact with the other, developed from the perspective of musician’s corporeity. According to this perspective, the experience of musical performance is grounded on relationships and perceptions of the self rather than exclusively on technical requirements.

 

Keywords: Performance; musical listening; corporeity; phenomenology.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Abreu, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestranda em Psicologia Clínica, eixo religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); especialista em Psicologia Clínica Existencial e Gestalt Terapia. Atua em diversas áreas de saúde mental. Professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Denise Araújo Pedron, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a tese A performatividade na cultura contemporânea. Pesquisadora, professora e dramaturga. Atua nas áreas de literatura, teatro e performance. É professora do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos