A formação do campo artístico-musical em Minas barroca

Autores

  • Domingos Sávio Lins Brandão Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Raissa Anastásia de Souza Melo Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Música colonial mineira, barroco, campo artístico.

Resumo

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de transformação da organização social dos músicos em Minas Colonial durante o século XVIII, bem como as condições de produção, distribuição e consumo da música e o relacionamento dessas condições com as “formas abertas do barroco”, que prevaleceram em Minas e permitiram o surgimento de um conjunto estilístico musical sui generis, homólogo aos vários gostos de uma sociedade multifacetada.

 

Abstract

 

The present article has how I aim to analyse the process of transformation of the social organization of the musicians in Minas Colonial during the century XVIII as well as the conditions of production, distribution and consumption of the music and the relationship of these conditions with the open forms of the rut that prevailed in Minas, which allowed the appearance of a stylistic musical sui generis, homologous set to several tastes of a multifaceted society.

 

Keywords: Colonial mineira music; baroque; artistic field.

Biografia do Autor

Domingos Sávio Lins Brandão, Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Sociologia e doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), professor de História da Música, Estética da Música, Flauta Doce e Musicologia na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), coordenador do Núcleo de Acervos do Centro de Pesquisa e Diretor do Festivitas - Grupo de Música Antiga da mesma escola. Em 2009 recebeu a homenagem de Personalidade da Música Antiga em Minas Gerais, na II Semana de Música Antiga da UFMG.

Raissa Anastásia de Souza Melo, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Bacharel em Música com habilitação em flauta transversal pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) e professora de História da Música Brasileira no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

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Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos