O uso do pífaro industrializado na iniciação de crianças à flauta transversal
Palavras-chave:
Flauta transversal, pífaro, crianças.Resumo
Resumo
O presente artigo propõe o uso do pífaro industrializado na primeira etapa de aprendizagem (iniciação) de crianças na flauta transversal. Demonstramos que o pífaro possui características que facilitam o aprendizado inicial dos principais aspectos técnicos da flauta. As características particulares do pífaro, em alguns casos específicas, mas em outros casos análogas às da flauta transversal, fazem dele um instrumento adequado e propício para o ensino da flauta em seu estágio mais inicial. Assim, este trabalho aponta para o desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino.
Abstract
The current article proposes the use of pífaro flute (Yamaha-fife) in the first stage of children’s introduction to transverse flute learning. This paper demonstrates that, because the pífaro has facilitating characteristics to the learning of the transverse flute, main aspects of the flute technique could be developed. Pífaro’s specific features, sometimes different, but in other cases similar to the transverse flute, make it suitable and favorable to the pedagogy of the flute in its earliest stage. This paper points, thus, to the development of a new teaching methodology.
Keywords: Flute; yamaha-fife; children.