Estudo comparativo do tempo de aquecimento vocal em cantores populares

Autores

  • Cristina de Souza Gusmão
  • Roberta Bahia Pereira
  • Luciana Lemos de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas
  • Maria Emilia Oliveira Maia

Palavras-chave:

Cantor, voz, aquecimento vocal, análise acústica.

Resumo

Resumo

 

O objetivo desta pesquisa foi averiguar se existe um tempo adequado para o aquecimento vocal no canto popular. Foram selecionados 10 cantores de baile que se submeteram à análise acústica da voz cantada pré e pós-aquecimento vocal. O tempo proposto para o aquecimento foi de 15 e 30 minutos realizados em momentos distintos. O parâmetro analisado foi o valor em Hz da frequência fundamental. Os dados foram analisados e comparados pré e pós-aquecimento vocal. Verificou-se que o tempo mais adequado para esse grupo de cantores foi o aquecimento vocal de 30 minutos.

 

Abstract

The objective of this research was to observe if there is and adequate time for vocal warm-up exercises in popular singing. Methodology: 10 dancing show singers were selected and submitted to singing voice acoustic analysis before and after vocal warm-up exercises. The time suggested to vocal warm-up was between 15 to 30 minutes, performed at distinct moments. The parameter analysed was the Hertz unit (Hz) of the fundamental frequency. These measures were compared and analysed both before and after vocal warm-up exercise. Conclusion: It has been concluded that the most appropriate period for such singers was the warm-up exercise of 30 minutes.

 

Keywords: Singer; voice; vocal warm-up exercise; acoustic analysis.

Biografia do Autor

Cristina de Souza Gusmão

Fonoaudióloga graduada pela FEAD/Minas - Centro de Gestão Empreendedora,  especialista em Voz pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Graduada em música com habilitação em canto pela Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG). Atualmente, trabalha com assessoria e consultoria para profissionais da voz. É cantora integrante do Grupo Experimental de Ópera (GEL) da UEMG, professora de canto e preparadora vocal.

Roberta Bahia Pereira

Fonoaudióloga graduada pela FEAD/Minas, especialista em Voz pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Atriz e professora de expressividade. Atualmente, trabalha na reabilitação vocal de profissionais da voz.

Luciana Lemos de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas

Graduada em Fonoaudiologia, doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG); especialista em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com aperfeiçoamento em Audiologia pela Faculdade Metodista Isabela Hendrix (Famih); especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e certificada pelos Métodos de Tratamento Vocal Lee Silverman e Lessac-Madsen. Atualmente, é professora adjunta III da PUC Minas.

Maria Emilia Oliveira Maia

Fonoaudióloga graduada pela FEAD/ Minas; especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) - São Paulo, graduada em Psicologia pela Universidade Fundação Mineira e Educação e Cultura (Fumec/BH), especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua em atendimento clínico com assessoria e consultoria ao profissional da voz.

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Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos