Entre a sonoridade e o sentido: a fala teatral nos encenadores do século XX

Autores

  • Cristiano Peixoto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Voz, fala, palavra cênica, musicalidade da fala, palavra e teatro.

Resumo

Resumo

 

Este trabalho visa contribuir para a compreensão das possibilidades da fala teatral no Teatro Contemporâneo através do estudo da utilização da voz e da palavra pelos encenadores do século XX: Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook. O foco investigativo consiste em comparar e analisar como se processa a relação entre o sentido e a sonoridade das palavras no trabalho desses encenadores e o tipo de musicalidade que resulta dessa relação.

 

Abstract

 

This work aims to contribute to the understanding of the possibilities of theatrical speech in the Contemporary Theater through the study of the use of voice and word of the director of the twentieth century: Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Peter Brook . The investigative focus of this article consists in compare as if of the relation between sense and the words sonority in the work of these directors and the kind of musicality that results of this relation.

 

Keywords: Voice; talks; ccenic word; speech musicality; word and theater.

Biografia do Autor

Cristiano Peixoto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Teatro pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); graduado em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela UEMG. Diretor da montagem de formatura do Curso Técnico de Formação de Atores do CEFAR e professor de Expressão Vocal para atores da mesma instituição.

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Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos