A transferência como base da relação professor-aluno e fator catalisador do aprendizado

Autores

  • José Antônio Baêta Zille Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Eliana Olimpio Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais

Palavras-chave:

Relação professor-aluno, transferência, desenvolvimento humano, afeto e afetividade.

Resumo

Resumo

O presente artigo abordará aspectos do desenvolvimento humano que estão diretamente relacionados com sua compreensão. Assim, busca-se contribuir para a boa estruturação da relação educador/educando de forma a refletir positivamente no processo de aquisição de conhecimentos. Para dar cabo dessa proposta, inicialmente, serão elucidados os conceitos de afeto e afetividade, denunciando os mal-entendidos que os envolvem. Em seguida, serão abordados esses conceitos frente ao desenvolvimento psíquico e cognitivo humano e ao aprendizado. A partir dessa explanação, será trabalhado o processo instaurado na relação entre professor e aluno por meio do desenvolvimento do conceito psicanalítico de “transferência”. Sob essa perspectiva serão elucidados os aspectos da transferência na criança e no adolescente, cada qual com suas particularidades, pontuando esse processo na relação professor-aluno.

 

Abstract

 

This article will address aspects of human development that are directly related to their understanding. With this we expected to contribute to the proper structuring of relationship of educator / learner to reflect positively in the process of acquisition of knowledge. To implement this proposal, the concepts of affection and affectivity will be elucidated, in order to denouncing the misunderstandings about them. Next, Then, these concepts will be discussed in relation to human psychic and cognitive development and the lear-ning. From this explanation, the process established in the relationship between teacher and student through the development of the psychoanalytic concept of Transfer will be worked From this perspective, aspects of the transfer in children and adolescents, each with its particularities, pointing out that process in the relationship of teacher-student, will be elucidated.

 

Keywords: Teacher-student relationship; transfer; human development; affection and affectivity.

Biografia do Autor

José Antônio Baêta Zille, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais; especialista em Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Professor de Comunicação e Semiótica na Escola de Design e de Metodologia da Pesquisa na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Eliana Olimpio, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva e especialista em Adolescência pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais. Psicóloga da Fundação Mendes Pimentel e professora de cursos de especialização da Escola de Música da UEMG e Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos