Música popular e aprendizagem: algumas considerações

Autores

  • Ana Carolina Nunes do Couto Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG)

Palavras-chave:

Música popular, aprendizagem e pedagogia.

Resumo

Resumo

Este artigo expõe o pensamento de alguns pesquisadores sobre a “pedagogia da música popular” dentro de contextos formais de ensino. O argumento central parte do pressuposto de que a inclusão do repertório popular dentro da aprendizagem formal de música necessita considerar também o contexto social e cultural no qual ele é produzido, consumido e transmitido. São discutidas algumas práticas de aprendizagem informal e seu uso, consideradas essenciais para a aprendizagem desse repertório, buscando assim contribuir para um pensamento reflexivo sobre a prática peda-gógica da música popular.

 

Abstract

This article approaches the idea of some authors about Po-pular Music Pedagogy inside formal learning environments. The main argument believes that the inclusion of popular music in the formal learning environments needs to consi-der the social and cultural contexts where it is produced, consumed and transmitted. It discusses some informal lear-ning practices and their use, essential to the learning of this repertoire, in attempt to contribute for a reflexive thinking about the pedagogical practice of popular music.

 

Keywords: popular music; learning and pedagogy.

Biografia do Autor

Ana Carolina Nunes do Couto, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG)

Mestre e Especialista em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG).

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos