Mário de Andrade e o nacionalismo musical brasileiro

Autores

  • Paulo Sérgio Malheiros dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Leandro Garcia Soares Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Palavras-chave:

Mário de Andrade, identidade cultural brasileira, música e identidade nacional.

Resumo

Resumo

 

Entre os intelectuais brasileiros da primeira metade do século XX, Mário de Andrade distingue-se pela importância de seus escritos musicais. Além de crítico, com várias colunas sobre música publicadas em jornais e revistas especializadas, o poeta foi professor de Piano e Estética no Conservatório de São Paulo e tornou-se o principal líder do Movimento Modernista. Este artigo focaliza algumas propostas do escritor paulista e seu empenho em valorizar a produção musical brasileira como fator decisivo e caracterizador da identidade nacional.

 

Abstract

 

Among the Brazilian intellectual of the first half of the twentieth century, Mário de Andrade distinguishes itself by the importance of his written music. Apart from the critical, with several columns about music published in

newspapers and magazines, the poet was professor of Piano and Aesthetics in the conservatory of São Paulo and became the main leader of the Movimento Modernista. This article focuses on some proposals of the writer and their commitment to credit for the production of Brazilian music.

 

Keywords: Mário de Andrade, Brazilian cultural identity, music and national identity.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Malheiros dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor de História da Música e Música de Câmara da UEMG e doutor em Literatura Comparada pela PUC Minas.

Leandro Garcia Soares, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Graduando do curso de Licenciatura em Música e bolsista de Iniciação Científica do Centro de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos