O nascimento da tragédia e a suíte em Mi menor BWV 996: o trágico nietzschiano na música de J. S. Bach

Autores

  • Henrique André C. Rievers Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Análise musical, Nietzsche, trágico, Bach, filosofia

Resumo

Resumo

 

Este artigo desenvolve a análise de uma obra musical a partir de um conceito filosófico. O conceito de trágico nietzscheano é elucidado, a partir do livro O nascimento da tragédia, e utilizado como um guia para a análise da Suíte em Mi Menor BWV 996 para Alaúde Solo, de J. S. Bach, buscando uma performance musical a partir de uma perspectiva filosófica. A identificação da tragicidade da obra nos permite identificar seus elementos essenciais e alçar a performance musical a novos significados.

 

Abstract

This essay analyzes a piece of music from a philosophical perspective. The Nietzschean concept of the tragic discussed in the The Birth of Tragedy is used as a guide to the analysis of J. S. Bach’s Solo Lute Suite in E minor BWV 996, in the attempt to develop a musical performance based on a philosophical perspective. The identification of the tragic in this piece allows the identification of its essential elements and brings new meanings to musical performance.

 

Keywords: Musical analysis, Nietzsche, tragic, Bach, philosophy

Biografia do Autor

Henrique André C. Rievers, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Licenciou-se em Música, com habilitação em Instrumento (Violão) pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente cursa na mesma instituição a Pósgraduação em Práticas Interpretativas: Música Brasileira.

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos