Revisão de performances musicais através de gravação de áudio e vídeo

Autores

  • Arley Eustáquio Alves Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • José Antônio Baêta Zille Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Antonio Carlos Guimarães Universidade Federal de São João Del-Rey - UFSJ

Palavras-chave:

performance musical, feedback, aprendizagem musical

Resumo

Resumo

 

Este artigo apresenta o resultado de pesquisa desenvolvida junto a alunos das disciplinas Oficina de Performance e Psicologia da Aprendizagem e Performance Musical, da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A pesquisa em questão buscou trabalhar com a possibilidade de aquisição de conhecimento performático através do conceito de feedback. Para tal, utilizou-se de gravação em vídeo de alunos em performance e, através da disponibilização desses registros a eles, tencionou-se permitir a esses alunos uma autocrítica dirigida por meio de ferramental devidamente adequado a essa função e/ou da intervenção de professor/orientador.

 

Abstract

 

This article presents the conclusion of a research developed in group with students of the academic disciplines Oficina de Performance (Performance Workshop) and Psicologia da Aprendizagem e Performance Musical (Learning Psycology and Musical Performance), by the College of Music from Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG (Minas Gerais State University). The research subject was performance learning knowledge acquisition, through a feedback concept. To reach objectives, it was used resources to video-record students performing. Sharing this video recordings with the students themselves, gave them opportunity of autocritic, drove through function adequate scripts and tools, and/or teacher intervention.

 

Keywords: musical performer, feedback, musical learning

Biografia do Autor

Arley Eustáquio Alves Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Formado em Violão e Regência Coral pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, graduando em Licenciatura em Música pela Escola de Música da UEMG e bolsista do Programa de Iniciação Científica da Fapemig.

José Antônio Baêta Zille, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Tecnologia da Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente, é professor de Comunicação e Semiótica na Escola de Design e também de Metodologia da Pesquisa e Didática na Escola de Música da UEMG, onde também coordena o Centro de Pesquisa.

Antonio Carlos Guimarães, Universidade Federal de São João Del-Rey - UFSJ

Doutor em Artes Musicais pela University of Iowa, EUA. Atualmente, é professor de Flauta na Universidade Federal de São João Del-Rey, onde também leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical, áreas em que também atuou, de 2003 a 2006, na Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos