Revisão de performances musicais através de gravação de áudio e vídeo
Palavras-chave:
performance musical, feedback, aprendizagem musicalResumo
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de pesquisa desenvolvida junto a alunos das disciplinas Oficina de Performance e Psicologia da Aprendizagem e Performance Musical, da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A pesquisa em questão buscou trabalhar com a possibilidade de aquisição de conhecimento performático através do conceito de feedback. Para tal, utilizou-se de gravação em vídeo de alunos em performance e, através da disponibilização desses registros a eles, tencionou-se permitir a esses alunos uma autocrítica dirigida por meio de ferramental devidamente adequado a essa função e/ou da intervenção de professor/orientador.
Abstract
This article presents the conclusion of a research developed in group with students of the academic disciplines Oficina de Performance (Performance Workshop) and Psicologia da Aprendizagem e Performance Musical (Learning Psycology and Musical Performance), by the College of Music from Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG (Minas Gerais State University). The research subject was performance learning knowledge acquisition, through a feedback concept. To reach objectives, it was used resources to video-record students performing. Sharing this video recordings with the students themselves, gave them opportunity of autocritic, drove through function adequate scripts and tools, and/or teacher intervention.
Keywords: musical performer, feedback, musical learning