O método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino básico de violino

Autores

  • Gláucia de Andrade Borges Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Método Suzuki, folclore brasileiro, ensino de violino, motivação

Resumo

Resumo

 

Neste artigo, são relatados os motivos que levaram ao desenvolvimento da pesquisa O método Suzuki e a música tradicional mineira no ensino de violino, na Escola de Música/Universidade do Estado de Minas Gerais. São apresentados brevemente alguns problemas relacionados ao ensino básico de violino no Brasil e a abordagem metodológica desenvolvida por Shinichi Suzuki. Há uma descrição das etapas e da metodologia aplicada na pesquisa, que buscou uma aproximação entre o estudo de violino, com base no referido Método, e a língua materna musical brasileira. Este projeto teve como objetivo selecionar um repertório brasileiro específico, extraído do folclore, conhecido das crianças de Minas Gerais, com a finalidade de iniciar o aluno nos principais aspectos técnicos e musicais apresentados nos dois primeiros volumes do repertório para violino do Método Suzuki.

 

Abstract

 

In this article, the reasons that led to the development of the research project The Suzuki Method and the Minas Gerais Traditional Music, at the School of Music/University of the State of Minas Gerais, are related. Some problems regarding basic violin instruction in Brazil and the methodological approach developed by Shinichi Suzuki are presented briefly. There is a description of the phases and the methodology applied on the research that searched proximity between the violin study, based on the referred method, and the Brazilian musical mother tongue. This project had the objective of selecting a specific Brazilian repertory, extracted from the folklore, known by children from the State of Minas Gerais, with the purpose of initiating the student into the main technical and musical aspects presented on the first two volumes of the Suzuki violin repertory.

 

Keywords: Suzuki Method, Brazilian folklore, violin teaching, motivation

Biografia do Autor

Gláucia de Andrade Borges, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Música pela Universidade de Iowa (EUA), onde esteve sob a orientação do professor Leopold La Fosse. Professora especializada no Método Suzuki, lecionou na Preucil School of Music e participou de workshops sob a orientação dos professores John Kendall e William Starr, entre outros. Atualmente, é docente da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. É violinista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara Sesiminas/Musicoop.

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos