Entre lives e dossiês:
o uso das redes sociais digitais por revistas acadêmicas de História
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https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.8417Palavras-chave:
Redes sociais digitais, Pandemia COVID-19, Publicações acadêmicasResumo
As revistas acadêmicas de História são o mote desse artigo que busca compreender de que forma a pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021 impulsionou a presença desses periódicos nas redes sociais digitais. Para tanto, foram analisadas as redes das revistas classificadas como A1 pelo sistema Qualis Capes na área de História. Mais que apontar dados quantitativos, o artigo busca nuanças de uso das redes pelas revistas considerando assim postagens, comentários e links como fontes históricas. O que se demonstra aqui é que as revistas vêm usando o potencial das redes para divulgação de suas publicações e para construir novas formas de discussão e diálogo com a comunidade de leitores-autores que congrega. O contexto pandêmico potencializa essa produção através da utilização de ferramentas como os recursos de live, da possibilidade de mais tempo e engajamento nas redes, bem como pela oportunidade de se aproximar de um público interessado, mas distante geograficamente. Ressalta-se ainda que a produção das revistas voltada às redes sociais digitais desenvolve formas de comunicação que amplia o público leitor e interessado nas pesquisas acadêmicas de História.
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