Sobre a Revista

1 Objetivo

A revista Inova Jur (ISSN: 2965-6885) destina-se à divulgação de resultados de pesquisas jurídicas ou que tenham abordagem interdisciplinar com a ciência do direito, a fim de contribuir para a valorização de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se debrucem sobre o estudo do pensamento jurídico.

2 Foco e Escopo

A revista Inova Jur tem por foco a publicação de trabalhos relacionados ao âmbito jurídico. 

Com isso, procura-se democratizar o acesso à informação científica e de qualidade para o público em geral (não acadêmico), contribuindo com o desenvolvimento da sociedade e concretizando a função social da universidade pública.

3 Público-alvo

A revista poderá publicar textos de pesquisadores (as), professores (as), mestrandos (as), doutorandos (as), pós-doutorandos (as), livre-docentes e graduandos (as), desde que em coautoria com autor graduado e/ou outros pesquisadores (as) nacionais e estrangeiros (as). Entretanto, será dada preferência a artigos que possuam metodologia inovadora, bem definida e corretamente aplicada ao estudo em tela.

Na medida do possível, será observada a equidade de gênero na publicação de artigos, a fim de contribuir para o enfrentamento de práticas que silenciam e invisibilizam as mulheres cientistas.

Ademais, como forma de garantir uma alta estratificação QUALIS junto ao CNPq e cumprir as normas de permanência editadas pela EDUEMG, será exigido, como mínimo de exogenia, o percentual de oitenta por cento (80%) de trabalhos publicados para autores vinculados a instituições outras que não sejam a UEMG.

4 Periodicidade

Trata-se de uma revista com periodicidade semestral (jan./jun. e jul./dez.), publicada exclusivamente em versão eletrônica, sendo facultada, quando possível, a divulgação dos textos aprovados em regime ahead of print.

5 Política de Acesso Livre e Licença Creative Commons

A Revista Inova Jur não cobra  nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos. Adotando como direitos de licenciamento a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Revista Inova Jur © 2022 by EDUEMG is licensed under CC BY-NC-SA 4.0 

6 Política de detecção de plágio
O artigo, resenha/recensão ou comentário de jurisprudência submetido à Revista Inova Jur passará previamente por verificação de similaridade pelo programa de detecção de plágio Copy Spider ou outro similar, a critério da equipe editorial, a fim de evitar a publicação indevida de material que, em alguma medida, reproduza trechos ou ideias de outros documentos sem a necessária observância às normas de citações e referências bibliográficas. Assim, ao proceder a submissão do manuscrito, os(as) autores(as) assumem que o trabalho não viola direitos autorais ou qualquer direito de outra natureza, responsabilizando-se pessoalmente nos casos de detecção de plágio.
Caso tenha sido detectado plágio ou percentual superior a 15% de similaridade, excluídas as citações diretas, será oportunizado aos(às) autores(as) uma nova submissão, mediante prévia alteração necessária à descaracterização do plágio.
Na hipótese de detecção de plágio em momento posterior à publicação no periódico, o artigo, resenha/recensão ou comentário de jurisprudência será retirado imediatamente da plataforma da revista, podendo os seus autores serem responsabilizados pelo ato.

7 Diretrizes para Avaliadores

A Revista Inova Jur, periódico acadêmico voltado à divulgação de pesquisas nas áreas de direito e disciplinas interdisciplinares, com foco especial em tecnologia, inovação e informação, mantém cadastro aberto em fluxo contínuo para pareceristas com titulação mínima de mestrado.

Os avaliadores são parte essencial do processo editorial e contribuem diretamente para a manutenção da qualidade e da integridade científica das publicações. A participação é voluntária e gratuita, reconhecida por meio de certificado, e representa uma excelente oportunidade de atualização e integração com a comunidade acadêmica.

Os artigos submetidos por meio do site da revista passam por duas fases de avaliação:

  • Primeira fase: realizada pela equipe editorial, com foco na verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores, análise do currículo dos autores e uso de detector de plágio.
  • Segunda fase: avaliação cega por pares, na qual os avaliadores poderão recomendar a aprovação, aprovação com correções obrigatórias ou rejeição do artigo.

Recomenda-se que os Avaliadores observem os seguintes critérios:

  • Ocorrência de plágio;
  • Caráter científico do texto (com metodologia bem definida);
  • Uso adequado de linguagem técnica e metodologia;
  • Objetivos e considerações finais bem definidos;
  • Bibliografia atualizada (incluindo artigos e livros, e se o caso, jurisprudência atualizada);
  • Estruturação textual adequada, conforme descrito abaixo:
    • Resumo com objetivos, metodologia e conclusões;
    • Introdução com apresentação do tema, metodologia e sem citações;
    • Desenvolvimento com clareza, coerência, pertinência temática e argumentos consistentes, citações pertinentes e atualizadas;
    • Considerações finais que retomem os objetivos de forma lógica, sem incluir citações ou ideias novas.

Não é necessário que os Avaliadores se preocupem com a formatação (como estilo ABNT, espaçamento ou diagramação), pois esses ajustes serão feitos posteriormente pela equipe editorial.

Requisitos para atuação como avaliador:

  • Titulação mínima: Mestrado (preferencialmente nas áreas jurídicas e afins);
  • Recomendável experiência nas áreas temáticas da avaliação;
  • Comprometimento com prazos e com a ética na avaliação científica.

Para se inscrever, acesse o site da revista, cadastre-se como avaliador e indique suas áreas de interesse para avaliação. Clique aqui para se cadastrar.