Sobre a Revista

  1. Objetivo

A revista Inova Jur (ISSN: 2965-6885) destina-se à divulgação de resultados de pesquisas envolvidas com a temática de Tecnologia, Informação e Inovação, e, dessa forma, a contribuir para a valorização de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se debruçam sobre as questões relacionadas com os eixos temáticos da Revista. Dentro dessa temática, serão aceitos artigos, resenhas e comentários de jurisprudência acerca da interseção entre o Direito e os impactos que as novas tecnologias e a Sociedade da Informação trazem. A título exemplificativo, serão aceitos estudos nas áreas de Direito Digital; Direito 4.0; Direito na Sociedade da Informação; Direitos Humanos na Era Digital; Direito e Internet; Capitalismo de viligância; Justiça Digital; Colonialismo de dados; Tutela de Dados Pessoais à luz da LGPD; Novos fenômenos sociais do mundo tecnológico e sua repercussão jurídica; Governança algorítmica; Teorias críticas para se compreender as novas transformações; Direito à informação e à privacidade; Concretização dos Direitos Fundamentais através da Tecnologia e da Inovação; Impactos das novas tecnologias na área de Desenvolvimento e Sustentabilidade; Biotecnologias; Pós e transhumanismo; Crimes cibernéticos; Racismo algorítmico; Comunicação Digital, Realidade Virtual; Educação Digital.

 

  1. Foco e Escopo

 

A revista Inova Jur tem por foco a publicação de trabalhos relacionados à temática de Tecnologia, Informação e Inovação. Os três eixos da presente temática poderão ser estudados juntos ou isoladamente.

Com isso, procura-se democratizar o acesso à informação científica e de qualidade para o público em geral (não acadêmico), contribuindo com o desenvolvimento da sociedade e concretizando a função social da universidade pública.

 

  1. Público-alvo

A revista poderá publicar textos de pesquisadores (as), professores (as), mestrandos (as), doutorandos (as), pós-doutorandos (as), livre-docentes e graduandos (as), desde que em coautoria com autor graduado e/ou outros pesquisadores (as) nacionais e estrangeiros (as). Entretanto, será dada preferência a artigos que possuam metodologia inovadora, bem definida e corretamente aplicada ao estudo em tela.

Na medida do possível, será observada a equidade de gênero na publicação de artigos, a fim de contribuir para o enfrentamento de práticas que silenciam e invisibilizam as mulheres cientistas.

Ademais, como forma de garantir uma alta estratificação QUALIS junto ao CNPq e cumprir as normas de permanência editadas pela EDUEMG, será exigido, como mínimo de exogenia, o percentual de oitenta por cento (80%) de trabalhos publicados para autores vinculados a instituições outras que não sejam a UEMG.

 

      4. Periodicidade

Trata-se de uma revista com periodicidade semestral (jan./jun. e jul./dez.), publicada exclusivamente em versão eletrônica, sendo facultada, quando possível, a divulgação dos textos aprovados em regime ahead of print.