Submissão
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:
-
Os originais serão publicados em português.
-
Empregar itálico ao invés de sublinhar, quando necessário (exceto em endereços URL). As submissões deverão ser gravadas em extensão DOC ou DOCX.
-
A Revista reserva-se o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem formativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores; será comunicado, via e-mail, que o artigo será publicado e que passam a ser propriedade da Revista Científica Intercursos; outras publicações ficam sujeitas à autorização expressa da direção da revista. A fonte de publicação original deve ser consignada, somente mediante a Declaração de Responsabilidade e o Termo de Cessão Gratuita de Direitos Autorais, conforme ANEXO II, que deverá ser preenchido e enviado, via correio, para a Equipe/Contato Principal, no endereço de contato que consta no Portal da Revista Científica Intercursos.
Após a avaliação e aprovação do artigo, a revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:
-
Artigos originais –Artigos que apresentem contribuição ao conhecimento e permitam que outros investigadores, baseados no texto escrito, possam julgar a conclusão, verificar a exatidão das análises e deduções e repetir a investigação se assim o desejarem.
Artigos com conteúdos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Qualquer informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.
-
Os artigos devem ser encaminhados em arquivo MS Word, versão 2000 ou posterior, com extensão (.doc ou .docx), em folha de formato A4, em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita de 2 cm e cabeçalho e rodapé de 1,5 cm. Os artigos devem ter no máximo 20 páginas. O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, e de três a cinco palavras-chave. A numeração das páginas deverá ser com números arábicos, no rodapé do canto direito da página. As referencias devem seguir as normas da ABNT.
-
Redação:
A redação dos artigos deve primar por clareza, brevidade e concisão.
As resenhas não devem ultrapassar 5 páginas, com a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.
Citações – destacadas do texto, recuadas em 4 cm, fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas simples; pequenas informações sempre agrupadas abaixo do anexo (figuras, gráficos, tabelas etc...), terminando com a margem direita do texto, sem aspas.
O título das seções do corpo do texto deve ser justificado, fonte Arial, 12 em negrito, iniciais com caixa alta e sem numeração. A 1ª linha do parágrafo deve ter afastamento de 1,25.
O Título do Artigo, em português deve aparecer com fonte Baskervilleold Face, tamanho 14, em negrito, Itálico e caixa alta, com alinhamento centralizado.
O título do artigo em inglês deve ser com fonte Baskervilleold Face tamanho 14, em negrito, itálico com as iniciais maiúsculas e alinhamento centralizado.
Notas de rodapé – usar numeração sequencial.
-
Os artigos devem respeitar a seguinte sequência conforme a estrutura abaixo:
Título–deve ser breve, específico e descritivo, representando o conteúdo do texto.
Título em Inglês –deve ser breve, específico e descritivo, representando o conteúdo do texto.
Resumo–Os artigos devem vir acompanhados de um resumo em (português), com no máximo 200 palavras, espaço simples, fonte Arial, tamanho 11 e elaborado de forma concisa, clara e informativa, contendo:tema do trabalho, objetivos, metodologia utilizada, conclusão ou considerações finais.
Palavras-chave– As palavras-chave e Keywords não devem repetir palavras do título, devendo-se incluir o nome científico das espécies estudadas. As palavras devem ser separadas por ponto. Os autores devem apresentar de três (3) a seis (6) termos, considerando que um termo pode ser composto de duas ou mais palavras.
Abstract – tradução em inglês do título e do resumo, espaço simples, fonte Arial, tamanho 11 (não utilizar tradutores automáticos da Web).
Keywords – tradução em inglês das palavras-chave (não utilizar tradutores automáticos da Web).
Introdução – é a parte inicial do artigo, devendo explicitar os objetivos ou propósitos do trabalho e a revisão da literatura.
Material e Métodos– é a parte em que se deve apresentar a metodologia desenvolvida e a fundamentação teórica utilizada no trabalho.
Resultados e Discussão – é a parte do artigo que descreve os resultados alcançados e onde se faz a discussão sobre o tema proposto.
Texto com subtítulos, fonte Arial, tamanho 12, negrito, iniciais em maiúscula, utilizando o caminho metodológico e a respectiva discussão do assunto, evitando-se a numeração dos títulos e subtítulos..
Conclusão ou Considerações finais – resultados lógicos e o resultado geral do artigo.
Agradecimentos – quando necessário.
Referências – quanto às referências bibliográficas (passam-se a chamar apenas referências), sua exatidão e adequação, em relação a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto, são de responsabilidade do autor. Aquelas incluídas no final de cada artigo devem ser escritas em folhas separadas do texto principal, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT NBR 6023. Após a listagem, no final do artigo, todos os autores devem ser mencionados conforme item
-
Diretrizes para autores.
Autores - Após a listagem, no final do artigo, todos os autores devem ser mencionados, apresentando a sua filiação institucional, dados funcionais e endereço de e-mail.
Formatação de Figuras, tabelas e quadros:
Fotografias, gráficos e tabelas– nítidas serão aceitos e deverão ser colocados logo abaixo do texto correspondente. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas ou não, mencionar a fonte, logo abaixo das mesmas. Títulos e fontes devem ser de tamanho 11, fonte Arial, espaçamento entrelinhas simples.
Figuras - podem ser feitas em softwares de preferência dos autores, devendo ser inseridas e enviadas em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi e largura máxima de 16,0 cm e/ou altura máxima de 12 cm, ressalvando situações especiais. Quando se tratar de figuras com várias imagens, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses.
Gráficos e tabelas - os títulos internos, a escala dos eixos x e y e os textos deverão ser em Arial, tamanho 10, espaçamento simples. As linhas dos eixos e demais linhas deverão ter espessura de 0,3mm. Todas as informações contidas no interior da figura deverão ser em Arial, tamanho 10. São dispensáveis as linhas internas.
As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Artigos
Política padrão de seção
Declaração de Direito Autoral
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)