Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:
  • Os originais serão publicados em português.

     

  • Empregar itálico ao invés de sublinhar, quando necessário (exceto em endereços URL). As submissões deverão ser gravadas em extensão DOC ou DOCX.


  • A Revista reserva-se o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem formativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores; será comunicado, via e-mail, que o artigo será publicado e que passam a ser propriedade da Revista Científica Intercursos; outras publicações ficam sujeitas à autorização expressa da direção da revista. A fonte de publicação original deve ser consignada, somente mediante a Declaração de Responsabilidade e o Termo de Cessão Gratuita de Direitos Autorais, conforme ANEXO II, que deverá ser preenchido e enviado, via correio, para a Equipe/Contato Principal, no endereço de contato que consta no Portal da Revista Científica Intercursos.

    Após a avaliação e aprovação do artigo, a revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

  • Artigos originais –Artigos que apresentem contribuição ao conhecimento e permitam que outros investigadores, baseados no texto escrito, possam julgar a conclusão, verificar a exatidão das análises e deduções e repetir a investigação se assim o desejarem.

     Artigos com conteúdos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Qualquer informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.

  • Os artigos devem ser encaminhados em arquivo MS Word, versão 2000 ou posterior, com extensão (.doc ou .docx), em folha de formato A4, em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita de 2 cm e cabeçalho e rodapé de 1,5 cm. Os artigos devem ter no máximo 20 páginas. O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, e de três a cinco palavras-chave. A numeração das páginas deverá ser com números arábicos, no rodapé do canto direito da página. As referencias devem seguir as normas da ABNT.

  • Redação:

    A redação dos artigos deve primar por clareza, brevidade e concisão.

     As resenhas não devem ultrapassar 5 páginas, com a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.

     Citações – destacadas do texto, recuadas em 4 cm, fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas simples; pequenas informações sempre agrupadas abaixo do anexo (figuras, gráficos, tabelas etc...), terminando com a margem direita do texto, sem aspas.

     O título das seções do corpo do texto deve ser justificado, fonte Arial, 12 em negrito, iniciais com caixa alta e sem numeração. A 1ª linha do parágrafo deve ter afastamento de 1,25.

     O Título do Artigo, em português deve aparecer com fonte Baskervilleold Face, tamanho 14, em negrito, Itálico e caixa alta, com alinhamento centralizado.

     O título do artigo em inglês deve ser com fonte Baskervilleold Face tamanho 14, em negrito, itálico com as iniciais maiúsculas e alinhamento centralizado.

     Notas de rodapé – usar numeração sequencial.

     

  • Os artigos devem respeitar a seguinte sequência conforme a estrutura abaixo:

     Títulodeve ser breve, específico e descritivo, representando o conteúdo do texto.

     Título em Inglês deve ser breve, específico e descritivo, representando o conteúdo do texto. 

    ResumoOs artigos devem vir acompanhados de um resumo em (português), com no máximo 200 palavras, espaço simples, fonte Arial, tamanho 11 e elaborado de forma concisa, clara e informativa, contendo:tema do trabalho, objetivos, metodologia utilizada, conclusão ou considerações finais.

     Palavras-chave– As palavras-chave e Keywords não devem repetir palavras do título, devendo-se incluir o nome científico das espécies estudadas. As palavras devem ser separadas por ponto. Os autores devem apresentar de três (3) a seis (6) termos, considerando que um termo pode ser composto de duas ou mais palavras.

     Abstract – tradução em inglês do título e do resumo, espaço simples, fonte Arial, tamanho 11 (não utilizar tradutores automáticos da Web).

    Keywords – tradução em inglês das palavras-chave (não utilizar tradutores automáticos da Web).

     Introdução – é a parte inicial do artigo, devendo explicitar os objetivos ou propósitos do trabalho e a revisão da literatura.

     Material e Métodos– é a parte em que se deve apresentar a metodologia desenvolvida e a fundamentação teórica utilizada no trabalho.

     Resultados e Discussão – é a parte do artigo que descreve os resultados alcançados e onde se faz a discussão sobre o tema proposto.

     Texto com subtítulos, fonte Arial, tamanho 12, negrito, iniciais em maiúscula, utilizando o caminho metodológico e a respectiva discussão do assunto, evitando-se a numeração dos títulos e subtítulos..

     Conclusão ou Considerações finais – resultados lógicos e o resultado geral do artigo.

     Agradecimentos – quando necessário.

     Referências – quanto às referências bibliográficas (passam-se a chamar apenas referências), sua exatidão e adequação, em relação a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto, são de responsabilidade do autor. Aquelas incluídas no final de cada artigo devem ser escritas em folhas separadas do texto principal, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT NBR 6023. Após a listagem, no final do artigo, todos os autores devem ser mencionados conforme item

  • Diretrizes para autores.

     Autores - Após a listagem, no final do artigo, todos os autores devem ser mencionados, apresentando a sua filiação institucional, dados funcionais e endereço de e-mail.

     Formatação de Figuras, tabelas e quadros:

     Fotografias, gráficos e tabelasnítidas serão aceitos e deverão ser colocados logo abaixo do texto correspondente. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas ou não, mencionar a fonte, logo abaixo das mesmas. Títulos e fontes devem ser de tamanho 11, fonte Arial, espaçamento entrelinhas simples.

     Figuras - podem ser feitas em softwares de preferência dos autores, devendo ser inseridas e enviadas em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi e largura máxima de 16,0 cm e/ou altura máxima de 12 cm, ressalvando situações especiais. Quando se tratar de figuras com várias imagens, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses.

     Gráficos e tabelas - os títulos internos, a escala dos eixos x e y e os textos deverão ser em Arial, tamanho 10, espaçamento simples. As linhas dos eixos e demais linhas deverão ter espessura de 0,3mm. Todas as informações contidas no interior da figura deverão ser em Arial, tamanho 10. São dispensáveis as linhas internas.

     As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Todos os itens abaixo são requisitos básicos para a submissão de um artigo, caso o texto não contemple as normas editoriais e/ ou os metadados não estejam preenchidos corretamente, NÃO SERÁ CONSIDERADO PARA AVALIAÇÃO:

A contribuição deve ser original, não podendo, inclusive, estar em avaliação concomitante para publicação em outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

Para o processo de avaliação pelos pares, a identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo (Word 2003), garantindo, desta forma, o critério de sigilo, conforme instruções.

Todos os endereços "URL", constantes do texto, deverão estar ativos.

 O artigo será submetido à seção correspondente, de acordo com a avaliação final do editor da área e dos membros do Conselho Editorial da Revista.

A revista não considera como coautoria o trabalho de orientação. Para tal, orientadores deverão participar, efetivamente, da construção do texto e serão corresponsáveis pela sua qualidade linguística, acadêmica e científica.

No momento da submissão online, o autor principal deverá enviar um oficio assinado por todos os autores e coautores, solicitando a submissão do artigo e sua possível publicação, exclusivamente nesta revista, com dados pessoais de todos os autores (títulos, endereço e telefone para correspondência, e-mail e Instituição a que está ligado). O oficio (ANEXO I) deverá enviado para o email da revista revistaintercursos.ituiutaba@uemg.br.

Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação.

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