GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

  • José Carlos Quirino Secretaria de Estado e Educação
  • Laercio de jesus Café Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Qualidade

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância de uma gestão escolar democrática e seus impactos na qualidade da educação. Refletir sobre gestão escolar e qualidade na educação pressupõe a interação e ação geral de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento da educação para a tomada de uma nova consciência que leve a concepção de um processo educacional mais amplo, baseado em uma administração ética e responsabilidade coletiva e intergeracional. A função da gestão escolar é de essencial importância social sob o ponto de vista educacional, pois traz o papel de observar a representação e ação do Estado e Município nas escolas. Gestores devem buscar uma formação atual que possa auxiliar a deliberar as principais linhas de alternativas lógicas como o novo padrão da educação, suprindo o autoritarismo por posturas que colaborem para o desenvolvimento profissional do professor, para a efetiva aprendizagem dos educandos e para o progresso de qualidade do trabalho da escola em geral. O trabalho tratou-se de uma revisão desenvolvida a partir de material já elaborado, composto de artigos científicos publicado em periódicos.

Biografia do Autor

José Carlos Quirino, Secretaria de Estado e Educação

Possuo Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela UNOPAR (2015), Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Uberlândia - Campos Pontal (2021), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2022), Licenciatura no Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios pela Faculdade de Educação Paulista (2022), Curso Superior Sequencial em Gestão de Marketing e Vendas pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais IESMG (2022), Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário ETEP (2023), Licenciatura em Ensino Religioso pela Faculdade Única de Ipatinga (2023), Especialização em Gestão e Negócios pela Universidade Cândido Mendes (2015), Especialização em Ciências da Religião pela Faculdade Dynamus de Campinas FADYC (2021), Especialização em Atendimento Educacional Escolar Especializado em Educação Especial e Inclusão pela Universidade Intervale (2022), Especialização em Gestão Escolar Integradora: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão pela Faculdade IBRA de Brasília (2023), Especialização em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira pela FACUMINAS (2023). Tenho experiência na área de Recursos Humanos, Ensino Religioso, atuando como professor e coordenador dos cursos Técnicos em Logística e Transações Imobiliárias.

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Quirino, J. C., & Café, L. de jesus. (2024). GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Intercursos Revista Científica, 23(1), 46–57. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/8214