GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão, Educação, QualidadeResumo
O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância de uma gestão escolar democrática e seus impactos na qualidade da educação. Refletir sobre gestão escolar e qualidade na educação pressupõe a interação e ação geral de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento da educação para a tomada de uma nova consciência que leve a concepção de um processo educacional mais amplo, baseado em uma administração ética e responsabilidade coletiva e intergeracional. A função da gestão escolar é de essencial importância social sob o ponto de vista educacional, pois traz o papel de observar a representação e ação do Estado e Município nas escolas. Gestores devem buscar uma formação atual que possa auxiliar a deliberar as principais linhas de alternativas lógicas como o novo padrão da educação, suprindo o autoritarismo por posturas que colaborem para o desenvolvimento profissional do professor, para a efetiva aprendizagem dos educandos e para o progresso de qualidade do trabalho da escola em geral. O trabalho tratou-se de uma revisão desenvolvida a partir de material já elaborado, composto de artigos científicos publicado em periódicos.
Referências
BERNADO, E. S.; BORDE, A. M.; CERQUEIRA, L. M. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 31-48, mar., 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10782>. Acesso em 15 set. 2022.
DOURADO, L F. A gestão democrática e a construção de processos coletivos de participação e decisão na escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. Â. S. Para onde vão à orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2010.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, v. 29, n.78, ago., 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/?lang=pt>. Acesso em 10 set. 2022.
GELATTI, L. D.; MARQUEZAN, L. I. P. Contribuições da gestão escolar para a qualidade da educação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria v. 2 n. 4 jul./dez. 2013 p. 43-62.
GIL, R. M.; CARVALHO, E. J. G. O papel do gestor escolar na melhoria da qualidade da educação. Cadernos PDE, Maringá/PR, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_gestao_artigo_raquel_mattos_gil.pdf>. Acesso em 30 set. 2022.
GÓIS, L. S; ROCHA, G. S. A atuação do gestor escolar no enfrentamento da evasão no Instituto Federal da Bahia - IFBA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 5, n. 14,2019. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/RECEI/article/download/3505/2045>. Acesso em 15 out. 2022.
GRIMES, C. et al. O papel da gestão escolar na construção de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 36, jan-abr 2021, p.52-69. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/841/307>. Acesso em 30 set. 2022.
MARTINS, A. M. F. J.; MELO, F. S. O papel da gestão democrática frente à evasão escolar na educação de jovens e adultos. Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade São Cristóvão, SE/Brasil, 20 a 22 set. 2012.
MARTINS, M. S. V. A Gestão Escolar e a qualidade do ensino no Brasil. Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes da Faculdade Araguaia, v.3, 2015, p. 250-273. Disponível em: <https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/viewFile/280/253>. Acesso em 01 nov. 2022.
MORAES, T.; AFFONSO, S. A. B. Desempenho da gestão escolar e sua relação com a qualidade na Educação Pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 05, ed. 07, v. 01, pp. 161-183, 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desempenho-da-gestao-escolar>. Acesso em 25 out. 2022.
PIRES, A. B. A importância do gestor educacional no papel de líder da instituição de ensino. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 2021. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-importancia-do-gestor-educacional-no-papel-de-lider-da-instituicao-de-ensino>. Acesso em 01 nov. 2022.
ROSA, S. S. et al. Qualidade da educação e desafios da gestão escolar na construção do currículo no ABC Paulista. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 448–466, 2021. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23914 >. Acesso em 15 out. 2022.
SANTOS, C. R.; BASTOS, R. G.; OLIVEIRA, V. H. Desafios da gestão contra a evasão escolar no ensino médio das escolas públicas. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 27, p. 168-177, Jan-Abr/2020.
SILVA, M. L. L.; LEÃO, D. O. A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, n. 16, pp. 77-90, 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/4718/471857006007/html/index.html>. Acesso em 30 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)