Educação Financeira como prática sustentável ao desenvolvimento de competências individuais para alunos do Ensino Fundamental

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Autores

  • Wilson Machado Enes UEMG/Campus Cláudio.

Palavras-chave:

educação finaceira sustentabilidade

Resumo

A administração de um patrimônio familiar requer uma consciência crítica e um planejamento de gastos e de recursos financeiros disponíveis para cobri-los. Dessa forma, para se alcançar a sustentabilidade no orçamento planejado é necessário que haja uma educação financeira destinada aos membros mais novos que compõem o núcleo familiar. Seja na escola, em cursos ou através de orientação direta dos pais ou responsáveis é necessário esclarecer pontos basilares aos filhos ou enteados que estejam em idade escolar e frequentando o Ensino Fundamental. Essa iniciativa é muito importante para criar mecanismos de conscientização e de administração de recursos monetários. Utilizando-se de ferramentas tecnológicas simples, como a planilha eletrônica, pode-se fornecer noções básicas de como efetuar um planejamento de receitas e de despesas. Assim, este artigo tem por objetivo identificar procedimentos que compõem um planejamento familiar para a educação financeira sustentável. A metodologia empregada consiste na busca de pesquisas acadêmicas que compõem artigos científicos, dissertações e teses que tratam do tema. A análise dos dados obtidos nas pesquisas inclui abordagens qualitativas.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Enes, W. M. (2024). Educação Financeira como prática sustentável ao desenvolvimento de competências individuais para alunos do Ensino Fundamental. Intercursos Revista Científica, 23(2), 48–73. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/9044