Educação Financeira como prática sustentável ao desenvolvimento de competências individuais para alunos do Ensino Fundamental
Visualizações: 8Palavras-chave:
educação finaceira sustentabilidadeResumo
A administração de um patrimônio familiar requer uma consciência crítica e um planejamento de gastos e de recursos financeiros disponíveis para cobri-los. Dessa forma, para se alcançar a sustentabilidade no orçamento planejado é necessário que haja uma educação financeira destinada aos membros mais novos que compõem o núcleo familiar. Seja na escola, em cursos ou através de orientação direta dos pais ou responsáveis é necessário esclarecer pontos basilares aos filhos ou enteados que estejam em idade escolar e frequentando o Ensino Fundamental. Essa iniciativa é muito importante para criar mecanismos de conscientização e de administração de recursos monetários. Utilizando-se de ferramentas tecnológicas simples, como a planilha eletrônica, pode-se fornecer noções básicas de como efetuar um planejamento de receitas e de despesas. Assim, este artigo tem por objetivo identificar procedimentos que compõem um planejamento familiar para a educação financeira sustentável. A metodologia empregada consiste na busca de pesquisas acadêmicas que compõem artigos científicos, dissertações e teses que tratam do tema. A análise dos dados obtidos nas pesquisas inclui abordagens qualitativas.
Referências
ARAUJO, M. A. M. Uma sequência didática para o estudo de Educação Financeira para estudantes do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação de Mestrado. Campo Grande: Universidade Anhanguera, 2023, 178f.
BARBOSA, F. H. Hiperinflação e estabilização. Revista de Economia Política, v. 13, n. 4, out./dez. 1993, p. 497-509. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rep/a/BxqBCt3bR8JrwMQB38TLbKJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
BENJAMIN, T. A. Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma abordagem crítica e significativa. 2023. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2023, 109f.
BONATTI, M. B. Qual a diferença entre situação econômica e financeira. 2024, 5p. Disponível em: https://bonatticonsultoria.com.br/qual-a-diferenca-entre-situacao-economica- e-financeira/. Acesso em: 18 ago. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2018, 600p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
DIAS, C. R. Literacia Financeira: Possibilidades Didáticas com um ambiente digital de aprendizagem para os anos finais do Ensino Fundamental. 2023. Tese de Doutorado. Canoas – RS: Universidade Luterana do Brasil, 2023, 179f.
JACINTO, A. S. Educação Financeira a partir do tema inflação: uma investigação com estudantes do Ensino Médio à luz da Educação Matemática Crítica. 2023. Dissertação de Mestrado. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2023, 159f.
KARSTEN, M. Definição de coordenação. 2023, 2p. Disponível em: https://marciokarsten.pro.br/definicao-de-coordenacao/. Acesso em: 18 ago. 2024.
LOPES, A. Educação Financeira: uma sequência de ensino pautada em conceitos estatísticos. 2023. Dissertação de Mestrado. Londrina – PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023, 69f.
LUDUGERIO, L. O que é inflação e como impacta suas finanças? 2023, p. 1-7. Disponível em: https://www.serasa.com.br/blog/o-que-e-inflacao/. Acesso em: 20 ago. 2024.
MACHADO, M. D. S. A Educação Financeira no Currículo: uma análise dos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação de Mestrado. Teresina: Universidade Estadual do Piauí, 2023, 69f.
MARCONDES, José Sérgio. Planejamento: o que é? Conceitos, Importância, Tipos, Como Fazer. 2019. Disponível em: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/planejamento- o-que-e-conceitos-tipos/. Acesso em: 18 ago. 2024.
MARINHO, F. C. A Educação Financeira como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2023, 77f.
MARTINS, H. S. M. Ensino de Educação Financeira: análise de conteúdos e métodos para o desenvolvimento da Literacia Financeira nos alunos do Ensino Fundamental II. 2023.
Dissertação de Mestrado. Ribeirão Preto – SP: Universidade de São Paulo, 2023, 109f.
MENDONÇA, M. Fundamentos do controle. Macapá: Universidade Federal do Amapá, 2011, p. 3-14. Disponível em: https://www2.unifap.br/mariomendonca/files/2011/05/FUNDAMENTOS-DO- CONTROLE.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
MORAIS, V. S. C. Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências. 2023. Tese de Doutorado. Santa Maria – RS: Universidade Fransciscana, 2023, 130f.
PENA, R. A. O que é inflação? 2024, p. 1-9. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-inflacao.htm. Acesso em: 20 ago. 2024.
PIERRE, F. R. Gamificação para a Educação Financeira: uma proposta prática para o Ensino Fundamental. 2023. Dissertação de Mestrado. São Caetano do Sul – SP: Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2023, 93f.
RAMOS, A. A. S. A metodologia de projetos integrada ao tema contemporâneo transversal Educação Financeira no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação de Mestrado. Canoas - RS: Universidade Luterana do Brasil, 2023, 170f.
REIS, M. O. Gamificação: uma proposta em Educação Financeira com docentes do Ensino Fundamental I. 2023. Dissertação de Mestrado. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2023, 93f.
REIS, T. Deflação: O que é e quais as suas consequências para a economia? 2018, p. 1-16. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/deflacao/. Acesso em: 20 ago. 2024.
ROMÃO, L. S. Estratégias Interdisciplinares para o Ensino-aprendizagem da Educação Financeira: os casos das escolas de Ensino Fundamental I e II. 2023. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2023, 180f.
SCHIMIDT, D. R. Meu Game de Educação Financeira. 2023. Dissertação de Mestrado. Santa Maria – RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2023, 64f.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Curitiba, 2013, p. 1-17. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/2675_2166_ID.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
SILVA, B. C. Educação Financeira Escolar: Desafios e Potencialidades nos Anos Iniciais. 2023. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023, 101f.
SILVA E SOUZA, S. H.; MACHADO JÚNIOR, A. G. Planos de Aula em Educação Financeira: Praticando a BNCC. Belém: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM, v. 15, n. 1, 2022, p. 95-105. Disponível em:
https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9056. Acesso em: 17 ago. 2024.
VIEIRA, P. R. Educação Financeira Escolar: uma sequência didática sobre planejamento financeiro pessoal para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2023, 124f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)