DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM BIOLOGIA

Visualizações: 3

Autores

  • Emanuele Leite Rocha Coelho UEMG
  • Laercio de jesus Café Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Aprendizagem, biologia, desenvolvimento cognitivo

Resumo

Este artigo propõe um debate sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem de conceitos científicos em biologia, explorando como esses aspectos se inter-relacionam. Para isso, aborda os diferentes perfis de professores existentes e as formas de aplicação do conteúdo em aula por eles executadas. Ideias de renomados pensadores, como Piaget e Vygotsky, são discutidas com o objetivo de fundamentar teoricamente os dados da pesquisa. O objetivo deste estudo é contribuir para a divulgação científica, oferecendo aos pesquisadores mais uma referência sobre esse campo de investigação. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e bibliográfica, com a realização de pesquisas no Google Acadêmico, análise de artigos científicos, textos e notícias relevantes sobre o tema, de modo a embasar os argumentos apresentados. Os resultados foram obtidos por meio das estratégias metodológicas aplicadas ao estudo, elaborado pela pesquisadora. Espera-se que este trabalho seja útil aos pesquisadores da área e contribua para o avanço de suas carreiras científicas.

Biografia do Autor

Emanuele Leite Rocha Coelho, UEMG

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Referências

COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Práxis, v. 6, n. 11, p. 81–93, 2014. Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2024-04/numero-de-professores-concursados-cai-ao-menor-patamar-revela-estudo. Acesso em: 1 dez. 2024.

GOMES, Ruth Cristina Soares; GHEDIN, Evandro. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações à educação científica. Actas do VIII ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 5-9, 2011.

PIAGET, Jean..Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

MORAIS, N. A. A. de; GUIMARÃES, Z. F. S.; MENEZES, J. P. C. de. Educação sexual: as percepções dos professores de biologia do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 135–156, 2021. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.395.

SILVEIRA, Nicia Luiza Duarte da. Psicologia Educacional: desenvolvimento e aprendizagem. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. 175 p. ilust.

SILVEIRA, M. S. Um pensar sobre a Ética nas relações Docente e Aluno no Ensino Superior. Estação Científica, 8(JAN./JUN./), 2023. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2357.

SILVA, G. C. da. Jogos pedagógicos tradicionais e digitais: ferramentas de estimulação do desenvolvimento cognitivo dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 47–62, 2022. DOI: 10.29327/232022.1.11-4. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/112. Acesso em: 6 dez. 2024.

SILVA LEITE, B. Aprendizagem tangencial no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos: um estudo de caso. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70678. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70678. Acesso em: 5 dez. 2024.

SCHROEDER, E.. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo da construção conceitual em Vygotsky. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 293–318, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n2p293-318. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/569. Acesso em: 8 dez. 2024.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Leite Rocha Coelho, E., & Café, L. de jesus. (2024). DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM BIOLOGIA. Intercursos Revista Científica, 23(2), 35–47. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/9300