DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM BIOLOGIA
Visualizações: 3Palavras-chave:
Aprendizagem, biologia, desenvolvimento cognitivoResumo
Este artigo propõe um debate sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem de conceitos científicos em biologia, explorando como esses aspectos se inter-relacionam. Para isso, aborda os diferentes perfis de professores existentes e as formas de aplicação do conteúdo em aula por eles executadas. Ideias de renomados pensadores, como Piaget e Vygotsky, são discutidas com o objetivo de fundamentar teoricamente os dados da pesquisa. O objetivo deste estudo é contribuir para a divulgação científica, oferecendo aos pesquisadores mais uma referência sobre esse campo de investigação. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e bibliográfica, com a realização de pesquisas no Google Acadêmico, análise de artigos científicos, textos e notícias relevantes sobre o tema, de modo a embasar os argumentos apresentados. Os resultados foram obtidos por meio das estratégias metodológicas aplicadas ao estudo, elaborado pela pesquisadora. Espera-se que este trabalho seja útil aos pesquisadores da área e contribua para o avanço de suas carreiras científicas.
Referências
COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Práxis, v. 6, n. 11, p. 81–93, 2014. Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2024-04/numero-de-professores-concursados-cai-ao-menor-patamar-revela-estudo. Acesso em: 1 dez. 2024.
GOMES, Ruth Cristina Soares; GHEDIN, Evandro. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações à educação científica. Actas do VIII ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 5-9, 2011.
PIAGET, Jean..Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
MORAIS, N. A. A. de; GUIMARÃES, Z. F. S.; MENEZES, J. P. C. de. Educação sexual: as percepções dos professores de biologia do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 135–156, 2021. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.395.
SILVEIRA, Nicia Luiza Duarte da. Psicologia Educacional: desenvolvimento e aprendizagem. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. 175 p. ilust.
SILVEIRA, M. S. Um pensar sobre a Ética nas relações Docente e Aluno no Ensino Superior. Estação Científica, 8(JAN./JUN./), 2023. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2357.
SILVA, G. C. da. Jogos pedagógicos tradicionais e digitais: ferramentas de estimulação do desenvolvimento cognitivo dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 47–62, 2022. DOI: 10.29327/232022.1.11-4. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/112. Acesso em: 6 dez. 2024.
SILVA LEITE, B. Aprendizagem tangencial no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos: um estudo de caso. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70678. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70678. Acesso em: 5 dez. 2024.
SCHROEDER, E.. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo da construção conceitual em Vygotsky. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 293–318, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n2p293-318. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/569. Acesso em: 8 dez. 2024.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)