A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE ALUNOS NA ALFABETIZAÇÃO

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Autores

  • Eliane Maria de Souza UEMG
  • Laura Maria Fernandes UEMG
  • Laercio de jesus Café Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Família, Educação formal, Comunidade escolar, Configurações familiares

Resumo

O presente artigo se fundamenta em posicionamentos legais e contextos científicos a respeito da importância do papel da família na educação formal conectada à instituição escolar. Aborda diferentes configurações familiares, enfatizando a relação entre estas e os demais componentes da comunidade escolar. A investigação tem a finalidade compreender como se efetua de fato a democratização, a participação da família e da comunidade, com o objetivo de entender qual a importância deles no processo de alfabetização no universo escolar. A pesquisa bibliográfica revelou que a família, na educação formal e informal, vem ganhando espaço, importância e respeito em relação à participação nos processos de desenvolvimento intelectual dos indivíduos inseridos no universo da educação institucional através das leis, das normas e enfim, de atos que vêm sendo construídos historicamente; entretanto, a real participação ainda é insipiente.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Souza, UEMG

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Laura Maria Fernandes, UEMG

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

de Souza, E. M., Fernandes, L. M., & Café, L. de jesus. (2024). A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE ALUNOS NA ALFABETIZAÇÃO. Intercursos Revista Científica, 23(2), 24–34. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/9301