Sobre a Revista

 

Foco e Escopo

A revista Linguagens Nas Artes é um periódico vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais, gerida pela Escola Guignard e tem como objetivo publicar contribuições inéditas preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, artistas, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem constituir de resultados parciais ou finais de suas investigações. A Revista será publicada em meio eletrônico em plataforma on-line. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições, curadoria, consertos de música entre outros relatos que tenha conexão com as artes. As áreas de atuação preferêncial constituem às linguagens artísticas no campo da pintura, desenho, gravura, fotografia, arquitetura, moda, literatura, escultura, decoração, paisagismo, performace, instalação, cinema, música, teatro entre outras formas de expressão que se desenvolve em direção interdisciplinar.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Linguagens Nas Artes adota avaliação por pares cega, preferencialmente exercida por pareceristas externos à Instituição. Para tal avaliação ter credibilidade deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo editorial. A revista submete as colaborações a dois avaliadores que podem ser do Conselho Científico ou ad hoc. Havendo discordância entre eles, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Os pareceres serão enviados aos autores, de maneira que esses possam fazer as correções (quando requeridas), e aprimorar sua formação acadêmica por meio das sugestões e críticas expressas pelos pareceristas. Aos proponentes, cujos trabalhos tiverem parecer recusado, não cabe nenhum tipo de recurso. Os casos omissos serão levados ao Conselho Editorial do Periódico.

 

Periodicidade

A publicação é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...