Notícias

Instruções aos autores

A revista irá publicar edições semestrais e receberá materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres,  resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições, curadoria consertos de música e/ou atividades afins.

A)    A composição do Dossiê Temático será escolhida previamente pelos editores e explicitada nos Editais de publicação. No ato da submissão do artigo aos processos editoriais, os proponentes deverão indicar sua inserção na seção temática do periódico (Dossiê) ou na de artigos. Os textos do Dossiê passarão pelos trâmites editoriais protocolares e serão reunidos por um professor previamente convidado para organização desta seção.

B)    Para garantir à diversidade temática dos trabalhos publicados em temáticas livres (exceto no caso de dossiê) e a multiplicidade institucional dos autores (advindos de programas diversos) a seção artigos livres receberá em fluxo continuo as contribuições. A cada edição os artigos livres deverão ser publicados em conjunto com as outras seções da revista deste que os textos tenham passado pelos trâmites editoriais do Periódico.

C)    A publicação de resenhas justifica-se como local destinado à resumos críticos  de livros nas áreas de Linguagens e Artes, publicados há no máximo 7 anos. Seguira o recebimento de fluxo continuo.

D)    A seção de entrevista constitui um espaço destinado à publicação de opiniões e ou declarações de profissionais da área de Artes e Linguagens afins que envolvam questões pertinentes ao debate no campo de interesse acadêmico e profissional.

E)     O espaço destinado à seção de relato de experiência constitui em contribuições que descreve precisamente uma dada ação que possa contribuir de forma relevante para área de atuação. Nesse caso, buscar-se-á relatos que envolvam ações relacionada a montagem de curadoria, performance, exposições e/ou consertos de músicas.   O relato é desenvolvido de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Enfim, não constitui numa narração emotiva e subjetiva ou mera divagação pessoal e aleatória.

 Normas de Submissão

 1. As Submissões são restritas a apenas 1 (uma) proposta por autor e/ou conjunto de autores por edição nas seguintes seções: dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições e/ou curadoria. As contribuições devem ter conteúdos inéditos em sua especialidade.

2. Todos os trabalhos deverão ser enviados através do programa Microsoft Word for Windows, em fonte Arial ou Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

3. O(s) autor(es) deve(m) ser graduado(s), mestre(s) ou doutor(es). Não serão aceitos trabalhos de alunos sem a co-autoria de seus respectivos orientadores.

4. A Revista conta com processos de diagramação de acordo com o desenho gráfico (layout) de cada publicação.

5. O material a ser publicado deve ser acompanhado de folha de rosto onde serão indicados: título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e a atividade que exerce na mesma; titulação acadêmica de cada autor; e-mail para contato.

6. Durante a avaliação, tanto o nome dos autores quanto o dos pareceristas serão mantidos no anonimato.

7. O arquivo, digitado em espaço 1,5 (um e meio), fonte 12, Arial ou Times New Roman, deve desenvolver-se na seguinte sequência: título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es) – um abaixo do outro –; filiação científica do(s) autor(es) e nome da(s) instituição(ões) a que se acha(m) vinculado(s) abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) – as informações de cada autor abaixo do nome respectivo –; resumo e três palavras-chave em português; texto do artigo; resumo e as mesmas três palavras-chave traduzidos para outra língua (inglês, francês ou espanhol); referências bibliográficas. Se houver agradecimento ou dedicatória, acrescentá-los antes do resumo em português.

8. As ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho), com as respectivas legendas e/ou numerações, deverão vir em folhas separadas, indicando-se, no texto, o lugar onde devem ser inseridas.

9. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé de página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página.

10. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

11. Normas de citação no texto e nas referencias especificamos a seguir:

 A) Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;

 SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano.

 

NETTO, Rangel Cerceau . A etnografia das visitações diocesanas: uma fonte para o estudo da população, da família e da mestiçagem no período moderno. Territórios e Fronteiras. Cuiabá, (UFMT. Online) , v. 11, n.2 p. 277-298, ago-dez, 2018.

 B) Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.

 SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In. SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, p. Y-Z,

 NETTO, Rangel Cerceau. População e Mestiçagens: a família entre mulatos, crioulos e mamelucos em Minas Gerais (séculos XVIII e XIX). In. PAIVA, Eduardo França; IVO, Isnara Pereira; MARTINS, Ilton Cesar; (Orgs). Escravidão, mestiçagens, populações e identidades culturais. 1° Ed. São Paulo: Annablume, 2010, p.165-186.

 C)Citação de livro deverá conter: autor(es), título grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.

 SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, Y p.

 NETTO, Rangel Cerceau. Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver: A família mestiça e a vida familiar em minas gerais colonial. 1° Ed. São Paulo: Alameda, 2017, 270p.

 D)Para a referência de qualquer tipo de documento obtido em meio eletrônico, deve-se proceder da mesma forma como foi indicado para as obras convencionais, acrescentando o URL completo do documento na Internet, entre os sinais < >, antecedido da expressão Disponível em: e seguido da informação Acesso em:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano. Disponível em: <http://www>. Acesso em: dia mês ano.

 NETTO, Rangel Cerceau . A etnografia das visitações diocesanas: uma fonte para o estudo da população, da família e da mestiçagem no período moderno. Territórios e Fronteiras. Cuiabá, (UFMT. Online) , v. 11, n.2 p. 277-298, ago-dez, 2018. Disponível em: < http://ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/766/pdf>. Acesso em: 11 out. 2019.

 12. O formato da página é A4 com margens de 2 cm inferior e a direta e 3 cm superior e a esquerda.

13. Os artigos (incluindo resumo, notas de rodapé, referências, quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas) devem conter até 15 mil palavras.

14. As resenhas e Entrevistas (incluindo bibliografia, se houver) devem conter até 5 mil palavras. No caso das Resenhas o texto deve ser antecedido pelos dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano), da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término) ou do filme (título original, ano, diretor, local, produtora). No caso das Entrevista as perguntas e respostas deve ser antecedido de imagem do autor com o descritivo de sua atuação.
15. Os relatos de experiência (incluindo resumo, notas de rodapé, referências, quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas) devem conter até 10 mil palavras. 4.

16. O documento deve ser apresentado em Word (.doc ou .docx), fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, um espaço entre parágrafos. 6. Notas de rodapé devem estar em fonte 10, espaçamento simples, alinhadas a esquerda e numeradas com caracteres arábicos.

17. Na primeira página dos artigos e relatos de experiência, deve aparecer o título (até 50 palavras), um resumo e cinco palavras-chave em espanhol, português, francês e/ou inglês de, no máximo, 500 palavras cada, em fonte Arial ou Times New Roman 12, entrelinhas simples e um espaço entre parágrafos. (Os mesmos itens da página de encaminhamento sem constar os dados dos autores).
18. Os termos em latim e as palavras estrangeiras devem estar em itálico.
19. Quando forem usadas siglas, explicá-las na primeira vez que surgirem. Nas seguintes menções, usar somente a sigla ou a abreviatura.
20. As citações textuais, curtas devem vir entre aspas no decorrer do texto quando tiverem até três linhas. As citações textuais que ultrapassarem três linhas devem ser colocadas como citação longa, sem aspas, com espaço entrelinhas simples, corpo 10 e recuadas em 4 cm a partir da esquerda.
21. Os parágrafos não tem recuo e devem vir com 1 (um) espaço entre um e outro.
22. Quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas devem estar referenciados e explicados no corpo do texto. Além disso, devem conter títulos, estar numerados na sequência e acompanhados por suas respectivas legenda e fonte. Localizam-se preferencialmente logo após o parágrafo em que forem mencionados.
23. As imagens devem estar dispostas no corpo do texto, em formato jpg, em 300 dpi, com lado menor de até 10cm; devem ser acompanhadas de especificação técnica (título, autor, ano e fonte) e serem numeradas (Figura 01, Figura 02…). É responsabilidade do autor entregar a autorização para a publicação das imagens que assim exigirem.
24. No final do artigo, deve estar às referências bibliográficas, escritas em Arial ou Times New Roman, corpo 10, espaço de entrelinhas simples.
25. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações.

26. Os autores serão informados sobre a publicação ou não de seus artigos, desde que forneçam endereço eletrônico. A Comissão Editorial não se responsabilizará pela comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores por razões alheias à própria Comissão. Não serão emitidos nem remetidos aos autores pareceres escritos sobre artigos não aceitos.

E-mail: revista.linguagens@uemg.br

  • Dossiê “A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições.

    17/02/2021

    LinguagensCurva_preta_menor_copy3.jpg

     

    A Revista Linguagens nas Artes da Escola Guignard, vinculada a Universidade do Estado de Minas Gerais, convida(m) os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para terceira Edição da Periódico, no qual será publicado Dossiê “A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições.”  Neste Dossiê, busca-se analisar as experiências vivenciadas nos processos de exposições. As narrativas transmitidas pelas curadorias constituem-se ponto de reflexão para diversidade de discursos que emanam do intenso movimento que busca dar sentido aos significados nas imagens, formas, palavras, conceitos e epistemologias. A proposta da chamada também engloba as contribuições para os artigos livres que contemplem às linguagens artísticas produzidas em outros períodos históricos no campo da pintura, desenho, gravura, fotografia, arquitetura, moda, literatura, escultura, decoração, paisagismo, performance, instalação, cinema, música, teatro entre outras formas de expressão. A revista recebe contribuições em fluxo contínuo e publica textos inéditos e está organizada nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições, curadoria, consertos de música entre outros relatos que tenha conexão com as artes. Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação.

     http://revista.uemg.br/…/linguagensnasar…/about/submissions…
    Data limite de submissão de trabalhos: 05/04/2021

    email: revista.linguagens@uemg.br

    Saiba mais sobre Dossiê “A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições.
  • Dossiê: “A pintura Barroca e suas diversas manifestações na Modernidade Atlântica”.

    06/05/2020

     

    A Revista Linguagens nas Artes da Escola Guignard, vinculada a Universidade do Estado de Minas Gerais, convida(m) os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o segunda Edição da Revista, no qual será publicado o dossiê “A pintura Barroca e suas diversas manifestações na Modernidade Atlântica”. A produção artística barroca desenvolveu-se numa consciência estética mundializada, porém adquiriu feições próprias em dimensões culturais locais.  A proposta central do Dossiê Temático é refletir sobre as manifestações artísticas, culturais e metodológicas das manifestações barrocas em torno do mundo atlântico. Sobretudo entre os século XVII e XVIII, o Barroco constitui na mais marcante sensibilidade cultural e artística surgida na modernidade..   A proposta das contribuições para os artigos livres também contempla às linguagens artísticas produzidas em outros períodos históricos no campo da pintura, desenho, gravura, fotografia, arquitetura, moda, literatura, escultura, decoração, paisagismo, performance, instalação, cinema, música, teatro entre outras formas de expressão. A revista recebe contribuições em fluxo continuo e publica textos inéditos e está organizada nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições, curadoria, consertos de música entre outros relatos que tenha conexão com as artes. Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação.

     http://revista.uemg.br/…/linguagensnasar…/about/submissions…
    Data limite de submissão de trabalhos: 31/07/2020

    email: revista.linguagens@uemg.br

    Saiba mais sobre Dossiê: “A pintura Barroca e suas diversas manifestações na Modernidade Atlântica”.
  • Dossiê: Artes, Linguagens e Metodologias

    05/10/2019

    Dossiê: Artes, Linguagens e Metodologias

    A Revista Linguagens nas Artes da Escola Guignard, vinculada a Universidade do Estado de Minas Gerais, convida(m) os(as) pesquisadores(as) interessados(as) a submeterem trabalhos para o primeiro Edição da Revista, no qual será publicado o dossiê “Artes, Linguagens e Metodologias”.
    A proposta das contribuições fundamentam-se no incentivo às linguagens artísticas no campo da pintura, desenho, gravura, fotografia, arquitetura, moda, literatura, escultura, decoração, paisagismo, performance, instalação, cinema, música, teatro entre outras formas de expressão .O Dossiê “Artes Linguagens e metodologias” é uma edição inicial que abordará as relações entre método, arte e linguagens, estabelecendo novas possibilidades de interpretações .
    A revista recebe contribuições em fluxo continuo e publica textos inéditos e está organizada nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições, curadoria, consertos de música entre outros relatos que tenha conexão com as artes.

    Os trabalhos submetidos deverão conter entre 10 e 30 páginas, incluindo as referências, e serão avaliados por meio de revisão por pares, com retorno aos autores. Para mais informações sobre as normas de publicação.
    http://revista.uemg.br/…/linguagensnasar…/about/submissions…
    Data limite de submissão de trabalhos: 15/11/2019

    email: revista.linguagens@uemg.br

    Saiba mais sobre Dossiê: Artes, Linguagens e Metodologias