Francisco de Holanda e o Conceito de “Pintura Animante”

Autores

  • Thainan Noronha de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Palavras-chave:

Francisco de Holanda, Pintura, Neoplatonismo

Resumo

Francisco de Holanda and the Concept of “Ensouling Painting”

Resumo: Francisco de Holanda (1517-1584), artista e teórico de arte português, revela-se como uma figura de grande envergadura na cultura do século XVI. Em sua obra escrita, Holanda empreende uma união entre as teorias artísticas de seu tempo e os princípios neoplatônicos em circulação a partir do final do século anterior. O presente artigo discute um dos pontos de contato entre essas duas tendências, identificando vínculos entre a literatura artística e neoplatônica do período na obra de Francisco. Argumenta-se que, dentre esses vínculos, Holanda promove uma “hermetização” ou “platonização” da teoria artística das expressões da alma, um topos da discussão artística renascentista. Tal iniciativa visa contribuir, em sentido amplo, para o estudo das relações entre a filosofia e a arte no século XVI e, em sentido estrito, para a compreensão da obra de Francisco de Holanda e suas relações com a cultura deste século.

 Palavras chave: Francisco de Holanda. Pintura. Neoplatonismo.

 Abstract: Francisco de Holanda (1517-1584), Portuguese artist and art theoretician, stands out as major figure in 16th century culture. In his written work, Holanda undertakes an intercourse between the artistic theories of his time and the Neoplatonic principles in circulation since the end of the previous century. The following article discusses one of the points of connection between these two tendencies, identifying links between the artistic and Neoplatonic literature of the period in Francisco’s work. It is argued that, among such links, Holanda promotes an “hermetization” or “platonization” of the artistic theory of expressions of the soul, a topos in Renaissance artistic discussion. Such initiative seeks to contribute, in broad sense, to the study of the relations between philosophy and art in the 16th century and, in strict sense, to the understanding of Francisco de Holanda’s work and its relation with the culture of this century.

 Keywords: Francisco de Holanda. Painting. Neoplatonism.

Recebido em: 01/10/2019  – Aceito em 04/11/2019

Biografia do Autor

Thainan Noronha de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em História pela mesma universidade (2019). Bacharel em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2016) com período sanduíche na Dublin Business School - Irlanda, pelo programa Ciência sem fronteiras. É membro do grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, desenvolvendo trabalhos junto ao Prof. Dr. Magno Moraes Mello. Tem experiência no estudo das relações entre a História da Filosofia e a História da Arte, privilegiando temas situados entre a Antiguidade e a Idade Moderna europeias, com ênfase na recepção da tradição clássica.

Referências

Referências

AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Tradução, prefácio, nota biográfica e transcrições de J. Dias Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996, v. 1.

ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Tradução de Antônio da Silveira Mendonça. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2014.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, Prefácio, Introdução, Comentário e Apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1994.

ALVES, José da Felicidade. Introdução ao estudo da obra de Francisco de Holanda. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

BRENNAN, T. Corey. Physiognomonica (review). Classical World, [s.l.], v. 99, n. 2, 2006, p.202-203.

CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão. Tradução de Carlos Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

COPENHAVER, Brian P (Ed.). Hermetica: The Greek Corpus Hermeticum and the Latin Asclepius in a new English translation, with notes and introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, Introdution.

DESWARTE, Sylvie. Ideias e Imagens em Portugal na Época dos Descobrimentos: Francisco de Holanda e a Teoria da Arte. Lisboa: Difel, 1992.

FAIVRE, Antoine. Western Esotericism: A Concise History. New York: State University Of New York Press, 2010.

FICINO. De Amore: Comentario a “El Banquete” de Platón. Traduccion y estúdio preliminar Rocío de la Villa Ardura. Madrid: Tecnos, 2001.

______. Three Books on Life. A critical Edition and Translation with Introduction and Notes by Carol V. Kaske and John R. Clark. Tempe, Arizona: Arizona State University, 1998.

FIELD, Arthur. The Platonic Academy of Florence. In: ALLEN, Michael J. B.; REES, Valery; DAVIES, Martin (Ed.). Marsilio Ficino: His theology, his philosophy, his legacy. Leiden/Boston/Koln: Brill, 2002, p. 359-376.

GAURICUS, Pomponius. De sculptura (1504). Edition annotée et traduction par André Chastel et Robert Klein. Genève: Librairie Droz, 1969, p. 129 s.

HANKINS, James. The Myth of the Platonic Academy of Florence. Renaissance Quarterly, [s.l.], v. 44, n. 3, out. 1991, p. 429-475.

______. Cosimo de' Medici and the 'Platonic Academy'. Journal Of The Warburg And Courtauld Institutes, [s.l.], v. 53, 1990, p.144-162.

HOLANDA, Francisco de. Da Pintura Antiga. Introdução e notas de Angel Gonzáles Garcia. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1983.

______. De aetatibus mundi imagines: Livro das Idades. Edição fac-similada com estudo de Jorge Segurado. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1983.

HORACE. Satires, Epistles and Ars Poetica. With an English translation by H. Rushton Fairclough. London; Cambridge, MA: William Heinemann LTD; Harvard University Press, 1942.

IAMBLICHUS. De Mysteriis. Translated with an Introduction and Notes by Emma C. Clarke, John M. Dillon and Jackson P. Hershbell. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2003.

KASKE, Carol V.; CLARK, John R. Introduction. In: FICINO, Marsilio. Three Books on Life. A critical Edition and Translation with Introduction and Notes by Carol V. Kaske and John R. Clark . Tempe, Arizona: Arizona State University, 1998, p. 3-70.

KRISTELLER, Paul Oskar. The Platonic Academy of Florence. Renaissance News, [s.l.], v. 14, n. 3, out. 1961, p.147-159.

LACTANTIUS, LCF. Opera omnia. Accurante J.-P. Migne. Parisiis: Migne, 1844, v. 6.

LEE, Rensselaer W. Ut pictura poesis: the humanistic theory of painting. The Art Bulletin, v. 22, n. 4, 1940, p. 197-269.

MAGGI, Armando. Satan's Rhetoric: A Study of Renaissance Demonology. Chicago: Unviersity of Chicago Press, 2001.

PLOTINUS. The six Enneads. Translated from Greek by Stephen Mackenna and B. S. Page. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1977.

PORTA, Giambattista della. Io. Baptistae Portae neapolitani De humana physiognomonia libri IIII. Vici Aequensis: Apud Iosephum Cacchium, 1586.

SERRÃO, Vítor. A pintura maneirista em Portugal: das brandas "maneiras" ao reforço da propaganda. In: PEREIRA, Paulo (Org.). História da arte portuguesa. [s.i.]: Círculo de Leitores e Autores, 1995, v. 2. p. 427-509.

SPINELLI, Miguel. O Daimónion de Sócrates. Revista Hypnos, São Paulo, n. 16, 1º sem. de 2006. p. 32-61.

TORRE, Arnaldo della. Storia dell'Accademia platonica di Firenze. Firenze : Carnesecchi e figli, 1902.

VINCI, Leonardo da. Trattato della pittura. A cura di A. Borzelli, R. Carabba. Lanciano: Dott. Gino Carabba Editore, 1924.

YATES, Frances Amelia. Giordano Bruno e a tradição hermetica. [2. ed.]. São Paulo: Cultrix, 1995.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Andrade, T. N. de. (2019). Francisco de Holanda e o Conceito de “Pintura Animante”. Linguagens Nas Artes, 1(1), 44–52. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/4165

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ TEMÁTICO