Exposição Féstejos: um relato sobre uma experiência de curadoria (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições)

Autores

  • Álan Oziel da Silva Pires Diretoria de Patrimônio Cultural - APCBH
  • Marco Antonio Silva Prefeitura de Belo Horizonte - Centro Universitário de Belo Horizonte - Unibh https://orcid.org/0000-0001-5032-3711

Palavras-chave:

Exposição, Curadoria, Registro, Sagrado Matriz Africana

Resumo

RESUMOS: Este artigo descreve o processo de curadoria da Exposição fotográfica “Féstejos: o Sagrado afro indígena nas ruas da cidade”, realizada em Belo Horizonte no último semestre de 2020 para promover a valorização do patrimônio cultural afro indígena do município. Apresenta os 4 festejos (Festa de Iemanjá; Festa de Pretos e Pretas Velhas; Pisada de Caboclo; Festa de Pai Benedito) retratados na exposição, os conceitos da análise do discurso que ancoraram a construção da narrativa expográfica, uma breve discussão sobre a invisibilização da comunidade afro-brasileira na historiografia tradicional, a política de Patrimônio Cultural do município de Belo Horizonte, os critérios adotados para seleção da equipe e definição da metodologia curatorial.

Plavras-chave: Patrimônio cultural, Sagrado de matrizes africanas, história e salvaguarda.  

Exhibition Festejos: an account of the curatorship experience

ABSTRACT: This article describes the curation process that was used for the Exposition “Féstejos: o Sagrado afro indígena nas ruas da cidade”. That exposition took place in Belo Horizonte on 2019’s last semester to promote the African-Brazilian-indigenous cultural heritage’s value on the city. The article presents all 4 celebrations (Iemanjá’s; Pretos e Pretas Velhas; Pisada de Caboclo; Festa de Pai Benedito) showed at the exposition, the speech’s concepts and analysis who anchor the construction of this expographic narrative, a brief discussion about how these communities get forgotten on our traditional historiography, the politics behind Belo Horizonte city’s Cultural Heritage, the criteria adopted in the selection of the team and definition of curation method.

Key-words: Cultural Heritage, indigenous-african sacred, History and safeguard.

Recebido em: 25/06/2020 – Aceito em 14/02/2021

Biografia do Autor

Álan Oziel da Silva Pires, Diretoria de Patrimônio Cultural - APCBH

Mestre em História Social da Cultura e Especialista em História da Cultura e Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

É historiador da Diretória de Patrimônio Cultural do Arquivo Público de Belo Horizonte.

 

Marco Antonio Silva, Prefeitura de Belo Horizonte - Centro Universitário de Belo Horizonte - Unibh

Bacharel e Licenciado em História, autor de livros educacionais e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do UniBH e UMA, historiador da Diretória de Patrimônio Cultural de Arquivo Público de Belo Horizonte.

Referências

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Publicado

2021-06-22

Como Citar

Pires, Álan O. da S., & Silva, M. A. (2021). Exposição Féstejos: um relato sobre uma experiência de curadoria (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições). Linguagens Nas Artes, 2(1), 50–63. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/4862