O existencialismo, as artes e a pandemia: a obra de Alberto Giacometti, Eugène Ionesco e Albert Camus
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Palavras-chave:
Existencialismo, Artes , Pandemia, Filosofia da Arte, Obras ModernasResumo
O presente artigo pretende correlacionar os fundamentos do movimento filosófico do existencialismo das décadas de 40 e 50, com as obras artísticas de Alberto Giacometti, Eugène Ionesco e Albert Camus. A análise será ancorada pela escultura Nariz (1947), de Giacometti, pela peça teatral O Rinoceronte (1959), de Ionesco, e pelo livro O estrangeiro (1942), de Camus. Todas as obras serão interpretadas à luz do existencialismo e seu contraponto com a pandemia de Covid-19 que assola o planeta desde 2020.
Palavras Chaves: Existencialismo, Artes, Filosofia da Artes, Pandemia
Recebido em: 20/01/2021 – Aceito em 06/04/2021
Existentialism, arts and the pandemic: the work of Alberto Giacometti, Eugène Ionesco and Albert Camus
This article aims to correlate the foundations of the philosophical movement of existentialism in the 40s and 50s, with the artistic works of Alberto Giacometti, Eugène Ionesco and Albert Camus. The analysis will be anchored by the sculpture Nose (1947), by Giacometti, by the play Rhinoceros (1959), by Ionesco, and by the book The foreigner (1942), by Camus. All works will be interpreted in the light of existentialism and its counterpoint to the Covid-19 pandemic that has been plaguing the planet since 2020.
Keywords: Existentialism, Arts, Philosophy of Arts, Pandemic
Recebido em: 20/01/2021 – Aceito em 06/04/2021
Referências
Referências Bibliográficas
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• Programa do espetáculo O Rinoceronte. Théâtre de la Ville – Paris. Maio, 2015.
Filme
• FINAL Portrait (O último retrato). Direção de Stanley Tucci. Reino Unido: Potboiler Productions, 2017 (1h30min).
Espetáculo Teatral
• O Rinoceronte. Dramaturgia: Eugène Ionesco.
Direção: Emmanuel Demarcy-Mota. Théâtre de la Ville - Paris.
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec. Belo Horizonte, maio de 2015.
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