Referências Culturais do Município de Ibirité: As práticas pedagógicas da Helena Antipoff em um diálogo com o texto expográfico do Museu Helena Antipoff. (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições)

Autores

  • Luisa Teixeira Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Paula Dantas de Oliveira Pelizer Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Vagna Aparecida Carvalho Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Palavras-chave:

Helena Antipoff, Expografia, Práticas Pedagógicas, Espaço Museal, Museus, Exposição, Curadoria

Resumo

Resumo: Esse trabalho compõe uma das dimensões da pesquisa “Bens culturais de natureza material e imaterial do Município de Ibirité: pesquisa e produção de inventários e materiais didáticos” desenvolvida durante os anos de 2018 e 2019 na Universidade do Estado de Minas Gerais que buscou construir um inventário de bens culturais de Ibirité a partir de uma perspetiva ampliada de patrimônio que inclui bens de natureza material e imaterial e sujeitos sociais diversos. Investigando os bens culturais do município de Ibirité, chegamos à Fundação Helena Antipoff e às práticas educativas protagonizadas por Helena Antipoff no contexto da fazenda do Rosário como bens imateriais significativos do Município de Ibirité e merecedores de análise pormenorizada ao conter princípios pedagógicos que sustentam os pilares da educação atual. Desse modo, neste artigo ajustamos nossas lentes para a práticas educativas implementadas por Helena Antipoff e para as relações que o texto expográfico do Museu Helena Antipoff, localizado na Fundação, estabelece com tais práticas. Nosso estudo de cunho exploratório constatou a notória influência de Helena Antipoff na vida dos cidadãos ibiritenses bem como o papel significativo do Museu para a continuidade do legado da Helena Antipoff nas práticas educacionais locais e no Brasil.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Helena Antipoff; Espaço Museal

Cultural References of the Municipality of Ibirité: Helena Antipoff's pedagogical practices in a dialogue with the exhibition text of the Helena Antipoff Museum.

Abstract: This work consists of one of the dimensions of “Cultural material and immaterial heritage of the municipality of Ibirité: research and production of inventories and teaching materials” research developed during the years 2018 and 2019 at the State University of Minas Gerais that sought to build an inventory cultural assets of Ibirité from an expanded perspective of heritage that includes material and immaterial heritage and diverse social subjects. Investigating the cultural assets of the municipality of Ibirité, we reached the Helena Antipoff Foundation and the educational practices carried out by Helena Antipoff in Fazenda do Rosário significant immaterial assets of the Municipality of Ibirité. Thus, in this article, we adjust our lenses for the educational practices implemented by Helena Antipoff and for the relations that the Helena Antipoff Museum's expographic text, located at the Foundation, establishes with such practices. Our exploratory study found Helena Antipoff's notorious influence on the lives of Ibirité citizens as well as the Museum's significant role in continuing Helena Antipoff's legacy in local educational practices and in Brazil.

Keywords: Pedagogical Practices; Helena Antipoff; Museums

Recebido em 26/04/2021 - Aceito em 15/05/2021

Biografia do Autor

Luisa Teixeira Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É mestre e doutora em Educação pela FaE/UFMG e fez doutorado-sanduiche na University of California, Santa Barbara/USA no departamento de Educação por um ano (nov2011-nov2012). É professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Foi professora substituta do Centro Pedagógico da UFMG (2018) e do Departamento de História UFMG (2008-2010). Foi professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais de fev/2016 até jul/2008 nas seguintes unidades: Faculdade de Educação, Escola de Design ? Unidade Belo Horizonte e Unidade Ibirité. Foi professora do Departamento de História e Pedagogia da UNIBH do início de 2014 ao final de 2015. É pesquisadora do Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação da UEMG. É Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh) da UFMG. Tem experiência na área de pesquisa e extensão em Educação e investiga principalmente os seguintes temas: ensino-aprendizagem de História, sala de aula, práticas de leitura e linguagem, ensino de História em Museus.

Paula Dantas de Oliveira Pelizer, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Formação em Psicologia no Centro Universitário Newton Paiva, e Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possuo aperfeiçoamento nas áreas de Saúde e Educação, nos temas: desenvolvimento humano, regulação emocional, problemas de aprendizagem, luto. Atendimento clínico de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com experiência em ansiedade, transtornos alimentares, compulsões, autoconhecimento e luto.

Vagna Aparecida Carvalho Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Graduanda em Pedagogia pela UEMG -  Ibirité

Referências

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Publicado

2021-06-22

Como Citar

Andrade, L. T., Dantas de Oliveira Pelizer, P. ., & Aparecida Carvalho Pereira, V. . (2021). Referências Culturais do Município de Ibirité: As práticas pedagógicas da Helena Antipoff em um diálogo com o texto expográfico do Museu Helena Antipoff. (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições). Linguagens Nas Artes, 2(1), 39–49. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5648