Reflexões sobre o conceito e algumas teorias clássicas do Barroco.

Autores

  • Rosana de Figueiredo Angelo UFMG

Palavras-chave:

Barroco, Teoria, Cultura, Arte

Resumo

Resumo: O presente artigo pretende apresentar e discutir algumas teorias sobre o conceito de Barroco a fim de contribuir para as reflexões sobre esse tema. Para isso estabelecemos diálogos entre as obras clássicas de HeinrichWölfllin, WernerWeisbach, Emile Mâle, Victor-Lucien Tapié e Arnold Hauser, a partir das análises críticas de outros teóricos sobre o assunto. Reconhecemos os seus pensamentos como complementares na busca de se compreender as mentalidades do homem moderno e barroco que não se manifesta apenas nos aspectos artísticos e arquitetônicos,mas também é revelado nas formas de viver e sentir o mundo em seus aspectos religiosos, políticos, econômicos, sociais e culturais.
Palavras-chave: Barroco; Teoria; Cultura; Arte.
Abstract: The following article intends to presentand discuss some theories about the concept of Baroque in order to contribute to the notions surrounding this theme. For such, we established dialogues between the classic works of Heinrich Wölfllin, Werner Weisbach, Emile Mâle, Victor-Lucien Tapiéand Arnold Hauser, based on the critical analysis of other the orists on the subject. We recognize their thoughts as complementary in the quest to understand the mentalities of the modern and baroque manthatismanifested notonly in artisti cand architectural aspects, but is also revealed in the ways of living and feeling the world in its religious, political, economic, social and cultural aspects.
Key words: Baroque; Theory; Culture; Art.

Recebido em: 03/05/2021 – Aceito em 04/05/2021

Referências

Referências Bibliográficas

ANGELO, Rosana de Figueiredo Angelo. A Venerável Ordem terceira de Nossa Senhora do Carmo de Sabará: Pompa Barroca, Manifestações artísticas e as cerimônias da Semana Santa (Século XVIII a meados do século XIX).Belo Horizonte: Deptº de História/FAFICH/UFMG, 1999 (Dissertação de Mestrado-Mimeo)

ÁVILA. Affonso. O Lúdico e as Projeções do Mundo Barroco. 2a ed. São Paulo: Editora Perspectiva,1980.

BEBIANO, Rui. D. João V. Poder e Espetáculo.Aveiro: Livraria Estante, 1987.

BURKHARDT, Jacob. A Civilização da Renascença Italiana.Lisboa, Editorial Presença, s/d.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. A Vivência da Morte na Capitania das Minas.Belo Horizonte: Deptº de Filosofia/FAFICH/UFMG, 1986. (Dissertação de Mestrado-Mimeo)

DICIONÁRIO Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete. 4ªEd. Rio de Janeiro: Ed. Delta, 1985. (5 volumes)

DUVIGNAUD, Jean. Festas e Civilizações. Fortaleza/Rio de Janeiro: Edições Universidade Federal do Ceará/Tempo Brasileiro, 1983.

ECO, Umberto. A Obra Aberta: Formação e Indeterminação nas Poéticas Contemporâneas.São Paulo: Editora Perspectiva, 1968.

FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa: elementos estruturais da Sociologia da Arte.São Paulo: Perspectiva/Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.

HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. 2a ed. São Paulo: Mestre Jou, 1972. (2 volumes)

HAUSER, Arnold. Teorias da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1973.

LAFUENTE. La Interpretación Del Barroco y sus Valores Españoles. Ensayo preliminar. In: WEISBACH, Werner. El Barroco Arte de la Contrarreforma. 2a ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1948.

LEVY, Hannah. A Propósito de Três Teorias sobre o Barroco. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.Ministério da Educação e Saúde, nº5, p.259-84, 1941.

MACHADO, Lourival Gomes. Barroco Mineiro.4ªed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.

MÂLE, Emile. El Arte Religioso Del Siglo XII al XVIII. México: Ed. Fondo del Cultura, s/d.

TAPIÉ, Victor-Lucien. El Barroco.2a ed. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1965.

WEISBACH, Werner. El Barroco Arte de la Contrarreforma. 2a ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1948.

WÖLFFLIN, H. Conceptos Fundamentales de la Historia del Arte. Traducido del alemán por J. Moreno Villa. Madrid: Espasa-Calpe, 1936.

WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte: O problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2022-01-21

Como Citar

de Figueiredo Angelo, R. (2022). Reflexões sobre o conceito e algumas teorias clássicas do Barroco. Linguagens Nas Artes, 2(2), 07–14. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5682