A pintura como científica e liberal: A defesa empreendida pelo português Filipe Nunes no tratado do Arte da Pintura. Symmetria e Perspectiva, Lisboa, 1615.

Autores

  • Renata Nogueira Gomes de Morais Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Pintura, Perspectiva, Artes, Liberalidade, Tratados

Resumo

Resumo:O objetivo deste artigo é refletir sobre a maneira que o dominicano Filipe Nunes defendeu a pintura em seu tratado Arte da Pintura, simetria e perspectiva, publicado em 1615, em Lisboa, pelo impressor Pedro Craesbeeck.
Palavras-chaves: Pintura, Perspectiva e liberalidade, cientificidade.

Abstract: The objective of this paper is to discuss the way the Dominican Filipe Nunes defended the painting in his treatise Art of Painting, symmetry and perspective, published in 1615, in Lisbon, by the printer Peter Craesbeeck.
Key words: Painting, Perspective and Liberality.

Recebido em: 23/07/2021 – Aceito em 28/08/2021

Biografia do Autor

Renata Nogueira Gomes de Morais, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em História pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora.(2010). Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais(2014), na linha História Social da Cultura. Atualmente, é pesquisadora do grupo "Perspectiva Pictorum". Tem experiência em docência, atuando como professora na rede estadual, federal, municipal e particular.

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Morais, R. N. G. de. (2022). A pintura como científica e liberal: A defesa empreendida pelo português Filipe Nunes no tratado do Arte da Pintura. Symmetria e Perspectiva, Lisboa, 1615. Linguagens Nas Artes, 2(2), 43–52. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5852