O uso da perspectiva nas ilustrações xilográficas nos primeiros livros impressos: a construção do cenário

Autores

Palavras-chave:

Xilogravuras , História dos Impressos, História da Arte, Tipografia

Resumo

Resumo: No decorrer século XV a tipografia generalizou-se na Europa e com ela foram produzidos os primeiros livros impressos ilustrados com xilogravuras. A estrutura da elaboração da imagem impressa, desde objetos únicos como também em cenários mais sofisticados, tiveram em muitos casos a preocupação do uso da perspectiva. Encontramos em livros impressos soluções de volume com claros, escuros e profundidade em planos resolvidos por linhas. Isso nos leva a pensar que os artistas, impressores e gravadores tinham conhecimento de tratados e as discussões sobre perspectiva  no século XV. Muitas vezes apenas as pinturas são citadas para essa representação ilusória, mas lembramos com este trabalho que as gravuras dos primeiros livros impressos também difundiram essa nova forma de representação. Neste trabalho analisamos imagens impressas em livros de destilação publicados intensamente durante o século XVI. Nelas, alambiques, retortas e fornos, entre outros aparatos, são representados em cenários perspectivados, favorecendo a construção de uma forma de leitura de imagens mais centralizada.

 

 

Palavras chave: História da Ciência; Ciência e Technée; Gravura; Livro impresso; Xilografia.

The use of perspective in woodcut illustrations in the first printed books: the scenario construction.

 

Abstract: Since the 15th century, printing press became widespread in Europe, as well printed books illustrated with woodcuts. Images in early printed books show, in many cases, a deep concern about using perspective representations in images. Thus, one can observe, for instance, representations of volume suggesting bright, darks and depth using only lines. It leads us to think that artists, printers, and engravers got some knowledge on treatises and discussions about perspective, that emerged in Europe since the 15th century. Frequently, only paintings are quoted, in History of Art texts, as sources of this illusory representation. However, we have pointed out in our research that woodcuts in early printed books also contributed to spread this new form of representation. In this paper we analyze printed images in books of distillation published during the 16th century. In these books, images of alembics, retorts, and furnaces, among other apparatuses, are represented in scenarios that allowed the construction of a more centralized way of reading images, due to the use of perspective techniques.

Keywords: History of Science; Science and Technée; Engraving; Early Printed Books; Woodcut.

Recebido em: 04/07/2021 – Aceito em 06/08/2021

Biografia do Autor

Regiane Aparecida Caire Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora vinculada à Universidade Federal do Maranhão UFMA com Pós-Doutorado em Conservação e Restauro de Documentação Gráfica realizada na Universidade Nova de Lisboa / Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa A Imagem sobre o Papel GEPIPA / CNPQ, com atuação docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Possui Doutorado em História da Ciência com ênfase nos processos da imagem impressa, Mestrado em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa Processo de Criação, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP e licenciada em Artes Plásticas (licenciatura Plena) pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP no ano de 1984. Tem experiência em Gestão como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais de 2014 a 2018. É coordenadora do Projeto de Extensão A imagem sobre o papel: original e gravura. Investiga a imagem impressa e originais sobre o papel, Conservação e Restauro, História da Ciência, Educação Patrimonial e Ensino de Artes.

Maria Helena Roxo Beltran, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Formada em Quimica pela Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutora em Comunicação e Semiótica, com especialização em História da Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisa em História da Química, junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA/PUCSP), enfocando particularmente textos que circulavam no medievo europeu e no renascimento, bem como relações entre as artes e a ciência do mesmo período. Atua efetivamente na construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino, especialmente no campo da formação continuada de professores.

Referências

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Aparecida Caire Silva, R. ., & Roxo Beltran, M. H. (2022). O uso da perspectiva nas ilustrações xilográficas nos primeiros livros impressos: a construção do cenário. Linguagens Nas Artes, 2(2), 15–24. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5900