HQ e Educação Ambiental no Ensino Fundamental: estudo de caso.
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino, Estímulo, História em Quadrinhos.Resumo
O presente trabalho visou ao desenvolvimento e à aplicação de uma História em quadrinhos “HQ”, com base na temática dos recursos hídricos, afim de se mediar discussões sobre a Educação Ambiental, em uma sala do 6o ano do ensino fundamental. Como metodologia da pesquisa, previu-se a aplicação de um questionário de investigação ensino/prática da Educação Ambiental na escola pleiteada como uma forma de análise dos conhecimentos prévios dos alunos sobre água. Com o propósito de discutir e sensibilizar os
alunos quanto às questões ambientais, propusemos a aplicação de uma HQ “Água, um bem precioso”, criada no projeto. Os estudantes foram avaliados na perspectiva da ludicidade, por meio do desenvolvimento de tirinhas. Com os resultados apurados, constatamos nas HQs uma ferramenta de forte significado e ação mediadora entre o conteúdo e sua assimilação, o que contribuiu para a aquisição de conhecimento dos alunos sobre o tema proposto. Assim ao aliá-la ao aspecto político e transformador presente na Educação Ambiental, vemos que se torna muito válida a utilização de novas estratégias que concretizem uma educação de qualidade e contribuam para a formação de cidadãos participativos e conscientes em nossa sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.