HQ e Educação Ambiental no Ensino Fundamental: estudo de caso.

Autores

  • Larissa Fajardo Silveira, Priscila Paschoalino Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino, Estímulo, História em Quadrinhos.

Resumo

O presente trabalho visou ao desenvolvimento e à aplicação de uma História em quadrinhos “HQ”, com base na temática dos recursos hídricos, afim de se mediar discussões sobre a Educação Ambiental, em uma sala do 6o ano do ensino fundamental. Como metodologia da pesquisa, previu-se a aplicação de um questionário de investigação ensino/prática da Educação Ambiental na escola pleiteada como uma forma de análise dos conhecimentos prévios dos alunos sobre água. Com o propósito de discutir e sensibilizar os
alunos quanto às questões ambientais, propusemos a aplicação de uma HQ “Água, um bem precioso”, criada no projeto. Os estudantes foram avaliados na perspectiva da ludicidade, por meio do desenvolvimento de tirinhas. Com os resultados apurados, constatamos nas HQs uma ferramenta de forte significado e ação mediadora entre o conteúdo e sua assimilação, o que contribuiu para a aquisição de conhecimento dos alunos sobre o tema proposto. Assim ao aliá-la ao aspecto político e transformador presente na Educação Ambiental, vemos que se torna muito válida a utilização de novas estratégias que concretizem uma educação de qualidade e contribuam para a formação de cidadãos participativos e conscientes em nossa sociedade.

Downloads

Publicado

22/11/2019

Como Citar

Priscila Paschoalino, L. F. S. (2019). HQ e Educação Ambiental no Ensino Fundamental: estudo de caso. Revista Mediação, (9), 32–39. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4333

Edição

Seção

Artigos