O uso de simuladores de internet para o ensino de Química.

Autores

  • Mônica Teixeira Costa, Tatiane Teixeira Tavares Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estequiometria, Simuladores Virtuais.

Resumo

Pesquisas têm mostrado que o ensino de química geralmente vem sendo estruturado em torno de atividades que levam à memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos e contribuem para a desmotivação em aprender e estudar química. Este trabalho teve como principal objetivo motivar o corpo docente na disciplina de química, desenvolvendo roteiros de atividades para auxílio no uso de simuladores virtuais no processo de ensino/aprendizagem do conteúdo de estequiometria, visando uma maior interação entre os alunos e seu cotidiano. O simulador utilizado apresenta uma parte lúdica e uma parte educativa, acredita-se que assim, ele tornará o ensino de química mais prazeroso e interessante. De acordo com relatos do corpo docente participante da oficina de instrumentalização realizada durante o desenvolvimento deste trabalho, o tema abordado foi de grande relevância e com enfoque totalmente voltado para o problema atual enfrentado por eles no ensino médio, que é o de despertar o interesse dos alunos durante a apresentação dos conteúdos. As pesquisas realizadas durante o processo, mostraram que tanto a oficina ministrada quanto o manual elaborado apresentaram resultados satisfatórios, conseguindo atingir o foco principal, que era motivar o corpo docente na utilização de uma nova ferramenta no processo de ensino/aprendizagem, na busca de um ensino de química mais dinâmico e atraente, despertando assim o interesse e a motivação dos alunos participantes.

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Publicado

23/11/2019

Como Citar

Tatiane Teixeira Tavares, M. T. C. (2019). O uso de simuladores de internet para o ensino de Química. Revista Mediação, (9), 50–57. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4335

Edição

Seção

Artigos