O uso de simuladores de internet para o ensino de Química.
Palavras-chave:
Ensino de Química, Estequiometria, Simuladores Virtuais.Resumo
Pesquisas têm mostrado que o ensino de química geralmente vem sendo estruturado em torno de atividades que levam à memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos e contribuem para a desmotivação em aprender e estudar química. Este trabalho teve como principal objetivo motivar o corpo docente na disciplina de química, desenvolvendo roteiros de atividades para auxílio no uso de simuladores virtuais no processo de ensino/aprendizagem do conteúdo de estequiometria, visando uma maior interação entre os alunos e seu cotidiano. O simulador utilizado apresenta uma parte lúdica e uma parte educativa, acredita-se que assim, ele tornará o ensino de química mais prazeroso e interessante. De acordo com relatos do corpo docente participante da oficina de instrumentalização realizada durante o desenvolvimento deste trabalho, o tema abordado foi de grande relevância e com enfoque totalmente voltado para o problema atual enfrentado por eles no ensino médio, que é o de despertar o interesse dos alunos durante a apresentação dos conteúdos. As pesquisas realizadas durante o processo, mostraram que tanto a oficina ministrada quanto o manual elaborado apresentaram resultados satisfatórios, conseguindo atingir o foco principal, que era motivar o corpo docente na utilização de uma nova ferramenta no processo de ensino/aprendizagem, na busca de um ensino de química mais dinâmico e atraente, despertando assim o interesse e a motivação dos alunos participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.