Prática Educacional e Ambiental no ensino de Química para alunos do Ensino Médio: reciclagem do óleo de cozinha e a produção de sabão

Autores

  • Letícia Costa Dias Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá
  • Natália Cristina da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá
  • Pamela da Rocha Patrício Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Taís de Souza Alves Coutinho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Óleo de cozinha usado. Produção de sabão. Prática educacional

Resumo

O óleo de cozinha é utilizado na alimentação humana e está presente nos lares e indústrias diariamente. Entretanto, muitas vezes, o seu descarte é realizado de forma incorreta causando grandes impactos ambientais. Diante disso, o objetivo do projeto foi conscientizar e informar os alunos do ensino médio do município de Ubá-MG quais são os impactos causados ao descartar o óleo de cozinha em lugares inadequados, mostrando-os na prática uma forma sustentável de destinar o óleo. A pesquisa foi realizada com 206 alunos do ensino médio. Com base no questionário, 91% consomem alimentos que são necessários o uso do óleo, 81% reutilizam o óleo, 35% têm o conhecimento que reutilizar o óleo pode ser prejudicial à saúde humana, 81% não têm o conhecimento dos danos causados ao meio ambiente, 45% descartam o óleo em locais impróprio e 2% conhecem o centro de coleta seletiva em Ubá. Em vista dos resultados, buscou-se conscientizar através de apresentações em slides, debates e cartilha. Também foi realizada uma aula prática de como reciclar o óleo por meio da produção de sabão resultando em um retorno promissor por parte dos professores que gostaram da ideia e dos alunos que se interessaram durante as atividades.

Biografia do Autor

Letícia Costa Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutora na área de Química Inorgânica. Mestre na área de Quimica Orgânica. Graduada em licenciatura em Química. Atuou na área de síntese orgânica e inorgânica e posterior aplicações biológicas, como atividade fungicida, bacteriana e parasitária. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão trabalhando com óleos vegetais.

Natália Cristina da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Licenciada em Química pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Pamela da Rocha Patrício, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Taís de Souza Alves Coutinho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Referências

ALLINGER, N. L. et al. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

BARATA, E. A. F. A Cosmetologia: Princípios básicos. Tecnopress, São Paulo, p. 7-26 e p. 87-88, 2003.

BELO, E. J. V.; AMAZONAS, D. R.; SANTOS, A. P. O.; SILVA, A. R. C. S.; CORREA, D. G.; COSTA, I. S.; BARBOSA, R. F. Reutilização de óleo vegetal para a fabricação de sabão sólido e líquido, na Escola Estadual Professora Maria Belém no município de Barreirinha, Amazonas. Programa Ciência na Escola, v. 2, n. 1, p.22-29, 2009.

CUNHA, F. S. et al. Ensino de química para uma educação ambiental: Exercício de cidadania e sondagem para sustentabilidade. In: IX congresso de iniciação científica do IFRN tecnologia e inovação para o semiárido, 2014, Rio Grande do Norte. Anais. Rio Grande do Norte. [s.n.], p. 1082 – 1089, 2014.

DA COSTA, D. A.; LOPES, G. R.; LOPES, J. R.; Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais - Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria, v. 14, p. 243-253, 2015.

FREITAS, C. F.; BARATA, R. A. R.; MOREIRA NETO, L. S.; Utilização do óleo de cozinha usado como fonte alternativa na produção de energia renovável, buscando reduzir os impactos ambientais. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos – Brasil, 2010.

MONTE, E. F., FAGUNDES, T. C., XIMENES, A. F., MOURA, F. S., COSTA, A. R. S. Impacto ambiental causado pelo descarte de óleo; Estudo de caso da percepção dos moradores de Maranguape I, Paulista – PE. Revista GEAMA, Recife, v. 1, n. 2, p. 205-219, 2015.

MORGAN-MARTINS, M. I.; MENDES, F. R. K.; SOSTER, C.; FRAGA, E.; SANTOS, A. M. P. V.; SCHOREDER, N. T. Reciclo-óleo: do óleo de cozinha ao sabão ecológico, um projeto de educação ambiental. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 4, p. 301-306, 2017.

REDA, S. Y. e CARNEIRO, P. I. B. Óleos e gorduras: aplicações e implicações. Revista Analytica, Paraná, n. 27, p. 60-67, 2007.

RIBEIRO, E. P.; SERAVALLI, E. A. G. Química de alimentos. Editora Edgard Blücher LTDA, Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, São Paulo, p. 111-143 e p. 169 - 173, 2001.

SOUZA, A. O; MORAIS, A. B. Fabricação de sabão artesanal a partir do óleo comestível usado, como alternativa para gerar empreendedorismo, renda, trabalho, inclusão social e sustentabilidade econômica na região do Mato Grande. In: IX congresso de iniciação cientifica do IFRN tecnologia e inovação para o semiárido, 2014. Rio Grande do Norte. Anais. Rio Grande do Norte. [s.n.], p. 1113-1126, 2014.

VELOSO, Y. M. S.; FREITAS, L. F. L.; AMARAL FILHO, J. H. B.; DOS SANTOS, I. T.; LEITE, M. S.; ARAÚJO, P. J. L. Rotas para reutilização de óleos residuais de fritura. Cadernos de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas. Sergipe, v. 1, n.15, p. 11-18, 2012.

VIEIRA, C. A.; DA SILVA, A. F. Experimentação no Ensino de Química: Oficinas para Produção de Produtos de Limpeza e de Higiene Pessoal em Escolas da Rede Pública Estadual do Município de Divinópolis-MG e Região. Revista Brasileira de Educação e Cultura. Centro de Ensino Superior de São Gotardo. n. 14, p. 82-97, 2016.

WILDNER, L. B. A.; HILIG, C. Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumentos de educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 5, n. 5, p. 813-824, 2012.

ZUCATTO, L. C.; WELLE, I.; SILVA, T. N. Cadeia Reversa do Óleo de Cozinha: Coordenação, Estrutura e Aspectos Relacionados. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 53, n. 5, p. 1-12, 2013.

Downloads

Publicado

08/06/2020

Como Citar

Dias, L. C., Silva, N. C. da, Patrício, P. da R., & Coutinho, T. de S. A. (2020). Prática Educacional e Ambiental no ensino de Química para alunos do Ensino Médio: reciclagem do óleo de cozinha e a produção de sabão. Mediação, (10), 65–74. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4355

Edição

Seção

Artigos