O PERFIL DO EGRESSO EM DESIGN DA UEMG - UNIDADE UBÁ

Autores

  • Taís de Souza Alves Coutinho UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ubá
  • Mayara Estrela de Andrade UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá
  • Marco Túlio Ferreira Monteiro UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá

Palavras-chave:

perfil, egresso, design, ensino

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada em 2018 sobre o perfil profissional dos egressos do curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ubá entre 2006 e 2017. A base das conclusões foi atribuída por meio de um questionário, focado na atividade profissional e na experiência dos entrevistados com o curso. Também, há um levantamento de dados em relação as matrizes curriculares da instituição, comparando com as outras universidades brasileiras. Os resultados revelam a satisfação dos egressos em relação ao curso, mas também críticas em relação ao mercado de trabalho, além do desejo de uma futura especialização ou mestrado para a faculdade. E contribui, ainda, para contar a história do primeiro curso de graduação da unidade de Ubá

Biografia do Autor

Taís de Souza Alves Coutinho, UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ubá

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora,
especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Letras. Professora efetiva do curso de Design da
Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ubá. Tem experiência na área de Comunicação, Semiótica,
Percepção e Design. Áreas de pesquisa: interdisciplinaridade entre comunicação, jornalismo, design, semiótica,
aplicação semiótica a projetos de design.

Referências

APRESENTAÇÃO: A Esdi. Disponível em: <http://www.esdi.uerj.br/a-esdi/apresentacao>. Acesso em: 19 mar. 2018.

APRE SENTAÇÃO. Disponível em: <http://www.ufjf.br/biad/o-curso/o-curso-2/>. Acesso em: 19 mar. 2018.

APRESENTAÇÃO. Disponível em: <https://www2.ufmg.br/design/design2/Apresentacao2/Apresentacao>. Acesso em: 19 mar. 2018.

COUTINHO, Taís de Souza Alves. O perfil do egresso em Design da UEMG - Unidade Ubá. 2017. Projeto pedagógico (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e mestrado em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Ubá, 2018.

CURSO de Design - Bacharelado (CAA): Sobre o curso. Disponível em: <https://www.ufpe.br/design-bacharelado-caa>. Acesso em: 07 jun. 2018.

CURSOS DE GRADUAÇÃO: DESIGN. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/prograd/guiaprofissoes/curso_d2.htm>. Acesso em: 07 jun. 2018.

D. M. S Lee, E. M. Trauth, D. Farwell, "Critical skills and knowledge requirements of IS professionals: a joint academic/industry investigation", MIS Quarterly, vol. 19, no. 3, september 1995, pp. 313-340.

DESIGN - Estruturas Curriculares. Disponível em: <http://www.faac.unesp.br/#!/graduacao/cursos/design/grade-curricular/>. Acesso em: 07 jun. 2018.

DESIGN: Bacharelado. Disponível em: <https://www.pucpr.br/cursos-graduacao/design/>. Acesso em: 08 jun. 2018.

DESIGN: Novo Currículo. Disponível em: <http://www.esdi.uerj.br/ensino/graduacao/design/novo-curriculo>. Acesso em: 19 mar. 2018.

DESIGN: Projeto Pedagógico. Disponível em: <http://www.uemg.br/cursos.php?id=13>. Acesso em: 19 mar. 2018.

DESIGN. Disponível em: <http://www.uemg.br/cursos.php?id=13>. Acesso em: 09 jun. 2018.

DESIGN. Disponível em: <https://www.espm.br/graduacao/sao/sao-design/>. Acesso em: 07 jun. 2018.

DISCIPLINAS por ordem cronológica. Disponível em: <https://www2.ufmg.br/design/design2/Apresentacao2/Atividades-Academicas/Disciplinas/Disciplinas-por-ordem-cronologica>. Acesso em: 19 mar. 2018.

ESTRUTURA CURRICULAR. Disponível em: <http://www.design.ufc.br/ensino/grade-curricular/>. Acesso em: 07 jun. 2018.

ESTRUTURA curricular. Disponível em: <http://www.ufjf.br/biad/o-curso/organizacao-didatico-pedagogica/estrutura-curricular/>. Acesso em: 19 mar. 2018.

FACULDADE de Arquitetura e Urbanismo: Curso: Design. Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=16&codcur=16100&codhab=4&tipo=N>. Acesso em: 02 jul. 2018.

GRADUAÇÃO em Design. Disponível em: <http://www.arq.ufmg.br/site/v2/index.php/ensino/cursos/graduacao/design/>. Acesso em: 19 mar. 2018.

MATRIZ Curricular: CURRÍCULO. Disponível em: <http://design.ufsc.br/matriz-curricular/>. Acesso em: 08 jun. 2018.

MATRIZ Curricular. Disponível em: <https://www.pucsp.br/graduacao/design#matriz-curricular>. Acesso em: 07 jun. 2018.

Mosaico Social. Revista do Curso de Ciências Sociais da UFSC. Ano VI, n. 06 – 2012: 347-386. (http://cienciassociais.ufsc.br/files/2015/03/Artigo-213.pdf)

PERFIL do egresso. Disponível em: <http://www.ufjf.br/biad/o-curso/perfil-do-egresso/>. Acesso em: 19 mar. 2018.

QUESTIONÁRIO para alunos já formados (Egressos): Esta pesquisa está sendo aplicada a ex-alunos do Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio-Unicerp. Disponível em: <http://www.unicerp.edu.br/ensino/egresso/egresso.html>. Acesso em: 07 jun. 2018.

4

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

Alves Coutinho, T. de S., Estrela de Andrade, M. ., & Ferreira Monteiro, M. T. . (2021). O PERFIL DO EGRESSO EM DESIGN DA UEMG - UNIDADE UBÁ. Revista Mediação, (12). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4622